Com o avanço da tecnologia batendo à porta, Suécia em breve não terá cédulas de dinheiro

coroa_sueca_1001

A Suécia se prepara para ser o primeiro país a não usar cédulas de dinheiro. De acordo com estudo, nos últimos seis anos a circulação de dinheiro físico caiu entre 40% e 50% no país nórdico. Essa mudança está sendo possível graças à adoção de tecnologia por parte dos bancos e da população. Atualmente é possível usar pagamentos digitais em lojas e até máquinas públicas de venda de alimentos.

Um sistema chamado Swish surgiu de uma parceria entre seis bancos suecos. Com um App, o sistema está sendo um dos principais fatores da transição do dinheiro físico para pagamentos digitais naquela região.

“Demora apenas dois segundos para fazer uma transferência de dinheiro, o que dá um caráter similar ao das cédulas”, afirmou Niklas Arvidsson, professor do Instituto Real de Tecnologia KTH, da Suécia.

Em um país com 9,5 milhões de habitantes, o Swish já conta com um mais de 3 milhões de usuários. Ou seja, quase um terço dos suecos aderiu à novidade tecnológica. Um dos diferenciais do serviço é que as transferências são feitas em tempo real, o que proporciona aos usuários e comerciantes a certeza de que o dinheiro “trocou realmente de mãos”.

Desde a chegada dos cartões de débito, o chamado dinheiro de plástico, o cheque caiu em desuso. Nesse período de transição, tornou-se comum ver em estabelecimentos comerciais avisos como “não aceitamos cheque”. No caso da Suécia, não demorará muito para que os comerciantes locais digam aos seus clientes “não aceitamos dinheiro”. É preciso saber como sobreviverá em um universo tão tecnológico e sem dinheiro aquele que pagar a conta do celular com atraso.

Contudo, o desafio nessa transição é desenvolver uma maneira de acolher pessoas que não tenham smartphones, acesso à internet ou estejam fora do sistema bancário. “As cédulas de dinheiro são uma boa solução para esse grupo e é preciso ter soluções em uma sociedade sem cédulas”, ressalta o professor Arvidsson.

Conforme o pesquisador, o país poderia ser “cashless” (ou completamente sem dinheiro físico) dentro de oito ou dez anos. Mas isso não deve acontecer de forma rápida. O governo sueco trabalha, atualmente, na distribuição de novos modelos de moedas e cédulas. Arvidsson acredita que os governantes enxergam as cédulas como presentes até 2040.

Tradicionalmente, o país adota com celeridade inovações na área financeira. Os primeiros caixas eletrônicos foram instalados no país em 1967, ou seja, dois anos antes do invento chegar ao público nos EUA, de acordo com o site Fast Company. Com as mudanças recentes, foram retirados mais de 900 caixas eletrônicos do país entre 2010 e 2012, por falta de uso.

A população sueca também adotou rapidamente soluções como transição de dinheiro de forma eletrônica ou o uso de cartões de crédito.

apoio_04