Em crise, FIFA aprova cinco candidaturas para a sucessão do suíço Joseph Sepp Blatter

fifa_1002

A FIFA aprovou, na quinta-feira (12), cinco candidaturas à presidência da entidade: a do secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino; a do presidente da Confederação Asiática de Futebol, Sheikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa; a do secretário geral da FIFA, Jérôme Champagne; a do vice-presidente da FIFA na Ásia, príncipe Ali bin al-Hussein; e a de Tokyo Sexwale, que possui pouca influência no futebol, mas com forte poder político.

Quem ficou de fora da lista foi o liberiano Musa Bility. Também foi adiada a decisão do francês Michel Platini, que ainda não sabe se poderá disputar o pleito após sua suspensão da presidência da UEFA.

É importante destacar que Platini está suspenso até janeiro por estar sendo investigado por irregularidades em transações financeiras. Joseph Blatter, presidente da FIFA, que também está suspenso, efetuou um misterioso pagamento milionário para o francês, justificando ser referente a serviços prestados de anos atrás.

De acordo com um comunicado oficial, as eleições da FIFA estão previstas para acontecer em um congresso no dia 26 de fevereiro de 2016. A comissão eleitoral já aprovou cinco candidatos e ainda deve dar um veredito quanto a candidatura de Michel Platini.

Quem também iria concorrer ao cargo de presidente da FIFA era o sul-coreano Chung Mong-Joon, que acusou a entidade de sabotar sua candidatura. Um dos principais acionistas da Hyundai, uma das patrocinadoras da FIFA, teria forte influência nos bastidores e se figurava como um dos favoritos para ganhar a eleição.

apoio_04