Algumas empresas norte-americanas já liberam animais de estimação no local de trabalho

animais_trabalho_1001

Pesquisa da Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, concluiu que cães no ambiente de trabalho podem reduzir o estresse e fazer com que o emprego seja mais satisfatório aos funcionários.

Uma das empresas que passou a admitir os bichos em seus ambientes foi o GetNinjas, plataforma de contratação de serviços. A empresa liberou a presença de animais no ambiente de trabalho sem restrições. Os bichinhos podem acompanhar seus donos em qualquer dia da semana. Alguns já participaram de reuniões internas.

“Quando os pets estão por aqui, tudo melhora. O ambiente fica ainda mais leve, as pessoas interagem mais. Se há problemas difíceis de resolver, uma escapada do computador para brincar com o bichinho pode ajudar. E as pessoas fazem isso”, afirma Eduardo L’Hotellier, diretor da empresa.

Além de poder levar os animais, os funcionários ainda podem trabalhar de bermuda e chinelo, fazer churrasco e aula de dança. Tudo dentro da empresa e de forma organizada.

“Prezamos pelo bem-estar da equipe. O ambiente de trabalho precisa ser um lugar agradável e, muitas vezes, divertido. Todo o trabalho e dedicação merecem mais que salário e reconhecimento, e é isso que a empresa oferece”, destaca Eduardo.

Com uma das maiores populações de pets do planeta, os Estados Unidos começaram a testar esse tipo de liberalidade no final do século passado, quando empregados de algumas empresas contava, com a companhia dos bichos de estimação, em especial cães e gatos, ao menos uma vez por semana, quase sempre às sextas-feiras.

Com o passar do tempo as empresas perceberam que nesses dias o rendimento dos funcionários era melhor, o que fez com que o procedimento ganhasse a terra do Tio Sam. Enquanto muitas empresas trilharam esse caminho, cresceu nos EUA o número de empregados que passaram a trabalhar em casa, o que foi possível com o avanço da tecnologia.

Mesmo assim, no ambiente de trabalho a presença dos pets faz com que o empregado dê o seu melhor, possivelmente pela tranquilidade que a presença do animal proporciona.

apoio_04