Sem carro: lançado novo aplicativo que facilita a vida do pedestre na cidade de São Paulo

pedestres_1002

O aplicativo “SP Sem Carro” possibilita em uma única busca diversas opções para conseguir se deslocar pela cidade, sem carro particular, de forma eficiente, seja de metrô, trem, ônibus, bicicleta, a pé ou de táxi.

A partir da localização do usuário, o App faz uma pesquisa e calcula o tempo de deslocamento, a distância em km e ainda quanto o usuário vai gastar com a tarifa, calculando inclusive uma estimativa para o táxi.

O aplicativo já está disponível para download gratuito em sistema IOS e os desenvolvedores prometem que até o próximo mês estará disponível para o sistema Android.

Os adeptos da vida sem carro na cidade também podem gostar da página “Como Viver em São Paulo Sem Carro”. Criada em 2012 no Facebook e com mais de 117 mil usuários, a página foi precursora da ferramenta, realizada em parceria com o Instituto de Engenharia de São Paulo.

Este estilo de vida de quem opta por não depender de carros particulares é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos na cidade. O número de paulistanos que usam carro diariamente caiu de 56% para 45%, comparado ao ano passado, de acordo com pesquisa encomendada pela Rede Nossa São Paulo com a FecomercioSP.

O tempo gasto com deslocamento para realizar a principal atividade do dia, normalmente trabalhar ou estudar, varia em média de 1h44 para usuários de carro e 1h58 para usuários de transporte público, isto é, o carro economiza pouco mais de 10 minutos com o trajeto.

apoio_04