França instalará controles de segurança em estações ferroviárias

(Y. Herman - Reuters)
(Y. Herman – Reuters)

O governo da França anunciou nesta terça-feira (24) que instalará barreiras de segurança nas estações ferroviárias de Paris e Lille, pontos de parada do trem de alta velocidade Thalys. Medidas semelhantes estão planejadas também em Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda).

As barreiras serão instaladas até o dia 20 de dezembro, disse a ministra francesa de Energia, Segolene Royal, sem especificar o tipo de controle que será implementado.

As preocupações com a segurança aumentaram após os ataques terroristas em Paris no último dia 13 de novembro, que deixaram 130 mortos. Autoridades solicitaram controles mais rigorosos em estações ferroviárias com verificação de identidade de passageiros e raio-X de bagagens, como o realizado em aeroportos.

Em agosto, um suposto militante islamita embarcou num trem Thalys que ia de Amsterdã a Paris fortemente armado. Um atentado, porém, foi impedido por passageiros.

A polícia acredita que o caso pode ter alguma relação com ataques na capital francesa e investiga se o suspeito de ser o mentor dos atentados em Paris, Abdelhamid Abaaoud, esteve envolvido no incidente do Thalys.

Atualmente não há nenhum controle prévio de passageiros que embarcam nos trens além das passagens. A companhia ferroviária francesa também SNCF, que opera os trens Thalys, planeja realizar controles de tíquetes em outros trens e estações ferroviárias no país e avalia disponibilizar somente bilhetes internacionais com o nome dos passageiros. Os Thalys ligam França, Alemanha, Holanda e Bélgica. (Com agências internacionais)

apoio_04