Combate ao terrorismo: NY lança app que permite interação com autoridades em caso de suspeitas

see_send_1001

O governo do Estado Nova York passou a encorajar a população a utilizar um novo aplicativo de smartphone para informar às autoridades atividades que consideram suspeitas, desta forma, ajudando no combate ao terrorismo no país.

Conforme explicou Andrew Cuomo, governador de Nova York, em comunicado, o app permite que o cidadão envie imagens e mensagens de texto ao Centro de Inteligência do Estado de Nova York, onde a informação será revisada e, caso seja relevante, repassada às autoridades pertinentes.

Ainda segundo Cuomo, as pessoas devem utilizar a ferramenta caso vejam algo concreto, como uma mochila abandonada em um lugar público, por exemplo, e não por alguma “convicção, pensamento ou ideia”.

Esse serviço já funcionava nos estados de Colorado, Louisiana, Ohio, Pensilvânia e Virgínia. Ele será anunciado em cartazes espalhados pela cidade como parte da campanha “See Something, Send Something” (ou “Veja Algo, Envie Algo”, em tradução livre). De acordo com o governador, o objetivo da ação é que o cidadão “se transforme em uma peça essencial na luta contra o terrorismo’.

As autoridades lembram que o aplicativo não substitui o número de urgências 911 e “não deve ser usado por alguém que necessite da ajuda imediata da polícia ou em caso de emergência”.

“A ferramenta funciona como qualquer linha telefônica de alertas contra o terrorismo, mas agora temos tudo através de um dispositivo na mão: se vir algo que possa ter relação com um ato terrorista, informe. Isso pode prevenir uma tragédia”, ressalta o comunicado.

Na última segunda-feira (23), a Casa Branca emitiu um alerta mundial de viagem para os cidadãos americanos devido ao risco de terrorismo. De acordo com o governo dos Estados Unidos, informações sugerem que grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI) e o Boko Haram seguem planejando atentados ao redor do mundo.

As autoridades norte-americanas recomendam que os cidadãos tenham cautela quando estiverem em lugares públicos ou muito cheios, especialmente nas férias de final de ano.

Na última semana, o EI divulgou um vídeo com imagens da cidade de Nova York e mencionando especificamente a Times Square. O objetivo da gravação era mostrar um dispositivo explosivo sendo fabricado e transformado em um colete de balas. Diante da gravação, a prefeitura afirmou não existir “nenhuma ameaça crível e específica” contra Nova York e encorajou os moradores a manterem as suas rotinas.

apoio_04