Bola de Ouro: na disputa com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, brasileiro Neymar corre por fora

messi_cr7_neymar_1001

Pela primeira vez, Neymar, atacante do Barcelona e da seleção brasileira, é um dos três finalistas do prêmio Bola de Ouro, concedido pela FIFA ao melhor jogador do ano. Ele terá como rivais o argentino Lionel Messi, também jogador do Barça, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

O anúncio dos três melhores atletas de 2015 ocorreu nesta segunda-feira (30). A última vez que um jogador brasileiro esteve na final da eleição do melhor do mundo foi em 2007, quando Kaká ficou com o prêmio.

Parceira da FIFA na organização do prêmio, a revista “France Football” revelou em seu site os três finalistas cerca de 20 minutos antes do anúncio oficial da entidade. O prêmio Bola de Ouro será entregue ao vencedor no dia 11 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

A escolha do melhor atleta do ano é feita com base em votação de técnicos e jogadores de seleções e jornalistas. Cristiano Ronaldo e Messi já eram esperados para a final. Já Neymar disputava a terceira vaga com Luis Suárez. Vencida a fase de adaptação no FC Barcelona, o brasileiro evoluiu muito desde que chegou ao clube merengue, mas os favoritos ao prêmio são Messi e CR7.

Na premiação pelo gol mais bonito de 2015, a FIFA selecionou o brasileiro Wendell Lira, que fez o gol pelo Goianésia. Wendell concorrerá com Messi e Florenzi.

Na categoria melhor técnico (futebol masculino) concorrem Pep Guardiola, Jorge Sampaoli e Luis Enrique. Os melhores técnicos no futebol feminino são Jill Ellis (EUA), Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão).

As três jogadoras finalistas do Bola de Ouro são: Carli Lloyd (EUA), Aya Myama (Japão), Celia Sasic (Alemanha).

A indicação de Neymar ao prêmio de melhor do mundo é consequência de uma temporada brilhante. Ele conquistou quatro títulos pelo Barcelona: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Uefa. O atacante tem até agora 45 gols na temporada, 41 deles pelo Barcelona e quatro pela seleção brasileira.

Neymar terminou a Liga dos Campeões 2014-15 como um dos artilheiros, com 10 gols. Desde 2013 jogando na Europa, o brasileiro passou recentemente por sua maior prova que foi substituir Messi, já que o craque argentino se recuperava de uma lesão. O atacante contribuiu para manter o alto rendimento do Barça em campo, formando dupla com Luis Suárez.

Apesar disso, pela seleção brasileira, Neymar não apresentou o mesmo volume de jogo. Ele falhou no maior desafio: a Copa América. Ele foi expulso na 1ª fase contra a Colômbia, levou gancho da Conmebol e deixou a competição. Nas Eliminatórias da Copa, Neymar disputou apenas uma das três partidas, com rendimento apenas regular.

Lionel Messi é finalista pela nona vez e ganhou 4 vezes o prêmio, contra 3 títulos de Cristiano Ronaldo, que faz sua oitava final de Bola de Ouro.

O prêmio Bola de Ouro foi criado em 1956 pela revista francesa France Football. Em 1991, a FIFA incorporou a premiação. Cinco brasileiros ganharam o troféu de melhor do mundo: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005) e Kaká (2007).

apoio_04