“Monstro sagrado” das artes cênicas, atriz Marília Pêra morre no Rio de Janeiro aos 72 anos

marilia_pera_1001

A atriz, cantora e diretora teatral, Marília Pêra morreu neste sábado (5), aos 72 anos. Marília estava afastada do seriado “Pé na Cova” por desgaste ósseo na região lombar. A atriz lutava contra um câncer no pulmão e nos ossos há dois anos e morreu em casa, ao lado da família.

Nascida no Rio Comprido (Rio de Janeiro), em 22 de janeiro de 1943, Marília Pêra deixa os filhos Ricardo Graça Mello, Esperança Motta e Nina Morena e o marido Bruno Faria. O velório será no Teatro Leblon, sala Marília Pêra (Rua Conde de Bernadote, 26 – Leblon), a partir de 13 horas deste sábado.

Atriz completa e uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, Marília cultuava grandes paixões, como o teatro, a dança e a música. “Eu me formei bailarina, fiz aula de canto e violão. Também estudei piano durante 10 anos. Meu pai tinha o desejo que eu me preparasse. Atuar é realizar o que eu vi durante toda a infância, com meus pais e avós fazendo teatro. Gostava muito de vê-los atuando e entretendo o público com refinada qualidade. Gosto de fazer as pessoas entrarem num outro mundo. Há toda equipe envolvida trabalhando em uma peça, porém são os autores que fazem o verbo, são os verdadeiros contadores e portadores de história”.


Filha, neta e sobrinha de atores, Marília Pêra costumava dizer que sua estreia no palco se deu aos 19 dias de vida, quando apareceu no colo de uma atriz, colega de elenco de sua mãe, Dinorah Marzullo (seu pai era o ator Manoel Pêra). Aos quatro anos, em 1948, já trabalhava em uma montagem de “Medeia”, de Eurípedes.

Em sua gloriosa carreira merecem destaque: as novelas Brega & Chique e “O Cafona”; as minisséries “O Primo Basílio”, “Os Mais” e “JK”; os filmes “Central do Brasil”, “Pixote”, “Bye Bye Brasil” e “Tieta”. No último mês agosto, Marília foi a grande homenageada do Festival de Cinema de Gramado, quando recebeu o Troféu Oscarito.

Em 2015, a atriz foi homenageada pela escola de samba Mocidade Alegre, no Carnaval de São Paulo. Ela passou o ano em tratamento médico, segundo informações dos familiares, combatendo um desgaste nos ossos do quadril – chegou a ficar afastada das gravações de “Pé na Cova” por conta do tratamento.

apoio_04