Número de combatentes extremistas na Síria e no Iraque dobra em pouco mais de um ano

estado_islamico_1004

De acordo com relatório de um instituto de inteligência publicado nesta terça-feira (8), nos últimos dezoito meses o número de combatentes extremistas no Iraque e na Síria duplicou e já supera as 27 mil pessoas. “O fenômeno dos jihadistas estrangeiros no Iraque e Síria é realmente mundial”, indica o Soufan Group.

No total, entre 27 e 31 mil extremistas estrangeiros de 86 países diferentes estão presentes nos dois países, mais do que o dobro dos 12 mil que o grupo havia contabilizado em junho do ano passado, “apesar dos esforços internacionais para conter o grupo Estado Islâmico (EI)”.

“O sucesso do EI supera os sonhos de outros grupos terroristas, que agora parecem fora de moda, como a Al-Qaeda. O EI encorajou dezenas de milhares de jihadistas a se unirem a suas fileiras e inspirou outros a se converterem em simpatizantes”, afirma o relatório.


O aumento do número de extremistas não é uniforme em todo o mundo. Os provenientes da Europa Ocidental se multiplicaram por dois, com um total de 5 mil, entre eles 1.700 franceses, enquanto aqueles da América do Norte sequem estáveis (280).

Do Oriente Médio vinham 8.240 extremistas, entre eles 2,5 mil sauditas, e outros 8 mil de Magrebe, sendo Tunes o principal país (6 mil extremistas). Já o número de combatentes vindos da Rússia e Ásia Central aumentou cerca de 300%, até 4,7 mil pessoas, entre eles 2,4 mil russos. Também houve 2,1 mil turcos.

O relatório de Soufan Group se baseia em dados do governo, organizações internacionais e centros de investigação.

Segundo o instituto, entre aproximadamente 20% e 30% dos extremistas estrangeiros voltam a seus países de origem, o que constitui um grande desafio para as agências de segurança por conta do aumento do risco de ataques terroristas como os de Paris e Túnis.

apoio_04