NASA divulga imagens que revelam surpreendentes detalhes da superfície de Plutão

plutao_1001

Na última sexta-feira (4), a NASA publicou um novo e surpreendente conjunto de fotos em alta definição de Plutão. As imagens foram captadas pela sonda New Horizons em julho deste ano, durante o voo histórico de 12.390 quilômetros de altitude. De acordo com a agência espacial norte-americana, essas são as fotos que mais trazem detalhes da superfície do planeta-anão.

Com a resolução de 77 a 85 metros por pixel, é possível observar de muito perto as crateras, montanhas e geleiras que recobrem a superfície de Plutão. “Essas novas imagens nos dão uma visão de tirar o fôlego, em super alta resolução, da geologia de Plutão. A ciência que poderemos fazer com essas imagens é simplesmente inacreditável!”, afirmou Alan Stern, líder da missão New Horizons.

É possível ver nas imagens uma faixa de cerca de 80 quilômetros de largura de um planeta que está a mais de 5 bilhões de quilômetros da Terra.

As fotos foram feitas pelo telescópio Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), a bordo da New Horizons, 15 minutos antes da maior aproximação. Elas foram obtidas a partir de um modo de observação diferente – uma foto a cada três segundos – para evitar que ficassem desfocadas.


Desde que foi lançada pela NASA, no início de 2009, a sonda New Horizons já percorreu mais de 4,8 bilhões de quilômetros e chegou a uma distância de 12.390 quilômetros de Plutão para fazer fotos e recolher material da atmosfera do planeta-anão. Essa exploração de uma área desconhecida do Sistema Solar busca trazer informações sobre Plutão e sua maior lua, Charon.

Pequenos planetas como Plutão são relíquias de mais de 4 bilhões de anos que podem trazer dados reveladores sobre as origens do Sistema Solar.

Após a aproximação, a New Horizons continua sua viagem para uma região do Sistema Solar conhecida como Cinturão de Kuiper, que se estende de Netuno até depois do planeta-anão.

Em Kuiper existem diversos planetas anões, porém, a área foi até hoje pouco explorada por missões espaciais. Essa segunda etapa da viagem está prevista para o período entre 2016 e 2020.

Confira abaixo o vídeo feito pela NASA com as novas imagens de Plutão

apoio_04