Após novo incidente bélico, Moscou cancela encontro com o presidente da Turquia

putin_erdogan_1001

Nesta segunda-feira (14), um dia após novo incidente militar envolvendo Turquia e Rússia, o Kremlin anunciou o cancelamento da cúpula russo-turca que estava marcada para esta terça-feira entre os presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, em São Petersburgo.

“Não, não a haverá e não se planeja”, disse à imprensa Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, depois de no último domingo (13) os países protagonizarem um novo episódio bélico, desta vez nas águas do mar Egeu.

A reunião do Conselho de Cooperação entre Rússia e Turquia, que seria presidida por Putin e Erdogan, estava planejada para amanhã, na antiga capital imperial.

No domingo, a fragata russa Smetlivi efetuou vários disparos de advertência para evitar a colisão com um pesqueiro de bandeira turca perto da ilha grega de Lemnos. O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a paciência da Turquia com a Rússia “tem um limite”, após a reação “exagerada” de Moscou ao incidente naval.


“O nosso barco era apenas uma pequena embarcação de pesca que não carregava nenhuma arma a bordo. Parece-me que a reação do navio da Marinha russa foi exagerada”, afirmou Cavusoglu ao jornal italiano “Corriere della Sera”.

Putin já havia se negado a se reunir com Erdogan paralelamente à Cúpula do Clima (COP-21), em Paris, apesar de o presidente turco ter expressado publicamente sua vontade de se reunir com o chefe do Kremlin para normalizar as relações bilaterais.

As relações entre Rússia e Turquia só se deterioraram desde que um caça turco derrubou no final do mês passado um bombardeiro russo na fronteira síria, ao acusá-lo de invadir o espaço aéreo turco, o que Moscou nega categoricamente.

Diante da recusa do governo turco de apresentar desculpas formais, o presidente russo, Vladimir Putin, determinou a adoção de sanções econômicas contra a Turquia, como a suspensão de voos charter, a imposição de vistos, o congelamento de acordos comerciais e o embargo a importação de verduras e frutas.

apoio_04