FIFA: Suíça bloqueia mais de R$ 200 milhões; entidade atravessa a pior crise da sua história

fifa_1003

Atendendo pedido da Justiça dos Estados Unidos, a Suíça bloqueou ao menos 50 milhões de francos suíços (cerca de 199 milhões de dólares) em várias contas bancárias de dirigentes ligados à FIFA. Essa ação faz parte da investigação de corrupção na entidade.

O Ministério da Justiça da Suíça confirmou que houve congelamento de contas, mas sem especificar o total bloqueado. Os nomes dos correntistas não foram divulgados, porém a Justiça indica que mais de 110 movimentações financeiras estão sob suspeita.

“As autoridades norte-americanas pediram documentos relacionados com 50 contas em diferentes bancos, através das quais se supões que houve trânsito de dinheiro corrupto”, revelou o porta-voz do ministério Folco Galli, em nota. A Justiça norte-americana ainda solicitou informações sobre 50 contas abertas em dez bancos suíços, incluindo UBS, Crédit Suisse, Pictet, BSI e Julius Baer.

O total bloqueado está avaliado entre 50 e 100 milhões de francos suíços. “A praça financeira suíça cumpre um papel importante neste caso de corrupção”, destaca o Tages Anzeiger.


Vários dirigentes têm ou tiveram contas bancárias na Suíça, incluindo o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol.

Conforme documentos transmitidos pela justiça americana à Suíça, Leoz teria mais de 12 contas em bancos suíços como parte da assistência jurídica recíproca. No indiciamento da Justiça americana, em 3 de dezembro, o nome do Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, aparece ao ser citada uma propina da Nike e que seria compartilhada entre o dirigente e o empresário J. Hawilla, da Traffic.

Cerca de 40 milhões de dólares teriam sido transferidos para uma conta na Suíça e divididos entre os dois. Várias empresas de marketing esportivo envolvidas no escândalo também são suspeitas de operar financeiramente a partir de Zurique.

apoio_04