Já passa de 3 mil o número de casos de microcefalia; doença atinge 20 estados e o DF

microcefalia_1003

O número de casos de microcefalia no Brasil segue avançando. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (5) mostram que casos da má-formação craniana subiram 6,6% em uma semana, alcançado a marca de 3.174 registros, ante os 2.975 casos apresentados na última semana.

A doença também se espalha em território nacional. Menos de dois meses depois de o Ministério da Saúde decretar estado de emergência nacional em virtude do aumento de nascimento de bebês com o problema em Pernambuco, os casos já alcançam vinte estados e o Distrito Federal.

Apenas Acre, Amapá, Paraná, Roraima, Santa Catarina e Rondônia não tiveram até o momento registros de bebês com suspeitas da síndrome, que em 90% leva à deficiência mental. O número de cidades com casos chega a 684.

O maior número de casos continua a ser apresentado por Pernambuco: 1.185, o equivalente a 37,33% do total registrado em todo o Brasil. Em seguida, estão os estados da Paraíba (504), Bahia (312), Rio Grande do Norte (169), Sergipe (146), Ceará (134), Alagoas (139), Mato Grosso (123) e Rio de Janeiro (118).


Na última semana, um caso suspeito de microcefalia foi identificado no Amazonas, o primeiro desde que o acompanhamento começou a ser realizado por autoridades sanitárias.

A explosão do número de nascimentos de bebês com microcefalia foi relacionada pelo Ministério da Saúde à infecção do feto, ainda durante a gestação, pelo Zika vírus.

O vírus, transmitido pelo mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes aegypti, chegou ao País no ano passado e provocou uma epidemia nos estados do Nordeste. Exames em fetos com microcefalia identificaram a presença do vírus no líquido amniótico de dois analisados.

O ministério recomenda que gestantes mantenham o acompanhamento e consultas de pré-natal e que adotem medidas para tentar evitar picadas do mosquito, como o uso de blusas de manga longa e calças, a aplicação de repelentes e, se possível, colocar telas em portas e janelas.

Diante do aumento de casos, o governo formou uma força-tarefa, integrada por 19 ministérios, para combater o Aedes aegypti.

No mês passado, o Ministério da Saúde enviou mais 17,9 toneladas de Larvicida para os estados do Nordeste e Sudeste, totalizando 114,4 toneladas para todo o País.

apoio_04