Famoso pelos seus 140 caracteres, Twitter deve aumentar limite para 10 mil

twitter_1001

O Twitter ficou popular pelos seus 140 caracteres e os apreciadores dos microtextos talvez devam aproveitar seus últimos dias, pois, segundo o site americano Recode, o microblog pode estar mudando suas estratégias.

De acordo com a reportagem, uma atualização no site deve expandir o número máximo de caracteres por post de 140 para 10 mil caracteres. O texto ainda afirma que uma versão com esse novo limite já está sendo testada. Para manter um design parecido com o atual, o novo Twitter continuaria exibindo blocos de 140 dígitos, mas teria um novo botão que expandiria as caixas de texto.


A confirmação oficial ainda não foi feita, porém o co-fundador e atual CEO da empresa, Jack Dorsey, postou uma declaração em sua conta na rede social no mesmo dia em que o assunto começou a ser especulado:

“O principal do Twitter são as mensagens públicas. Uma maneira simples de dizer algo, para qualquer pessoa, que qualquer um no mundo possa ver instantaneamente.

Nós não começamos o Twitter com a limitação de 140 caracteres. Adicionamos isso rapidamente para se encaixar em uma única mensagem de SMS (160 caracteres).

Isso se tornou uma bela restrição, e eu a amo. Isso inspira criatividade, concisão e um senso de velocidade. Nunca perderemos essa sensação.

Nós gastamos muito tempo observando o que as pessoas estão fazendo no Twitter, e vimos elas tirando screenshots de textos e twittando isso.

Mas, e se esse texto… fosse realmente um texto? Textos podem ser pesquisados. Textos podem ser grifados. Isso é mais utilidade e poder.

O que faz do Twitter o Twitter é sua conversa ao vivo rápida e pública. Nós sempre trabalharemos para fortalecer isso. Para cada pessoa no mundo, em todas as línguas!

E focando na conversação e mensagens, a maioria dos tweets sempre serão curtos, fofos e informais!

Nós não ficaremos envergonhados em trazer mais utilidade e poder para os usuários do Twitter. Nós exploraremos isso for consistente em relação ao que as pessoas querem fazer.

E como eu disse no #flight [Evento de palestras proporcionadas pelo Twitter], se nós decidirmos adereçar nossas explorações, estamos também avisando antecipadamente aos nossos desenvolvedores, assim eles podem de preparar apropriadamente.

(Aliás: Eu amo os picos de assunto no Twitter! Isso cai continuar.)”

Como o limite continua existindo, Dorsey utilizou do mesmo recurso que afirmou ter visto na rede, para publicar sua mensagem: tirou uma foto da mensagem e postou em forma de foto. O texto – que possui 1.165 caracteres -, porém, poderia ter sido facilmente twitado com a limitação atual. Era só o CEO ser mais claro e escrever “Preparem-se, o Twitter vai mudar. Muito”.

apoio_04