Reino Unido: parlamentares decidirão em breve se proíbem a entrada de Donald Trump

donald_trump_1003

No dia 18 deste mês, políticos britânicos debaterão a proibição ou não de entrada do milionário Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, no Reino Unido.

O debate foi motivado por uma petição online criada pela sociedade civil, em reação à proposta de Trump de fechar as fronteiras dos EUA aos muçulmanos, após a morte de 14 pessoas em um tiroteio em San Bernardino, na Califórnia, em dezembro.

O manifesto já reuniu mais de 570 mil assinaturas, bem acima do limite mínimo necessário de 100 mil para que uma medida seja levada à avaliação do Parlamento.


De acordo com a petição, “o Reino Unido proibiu a entrada de muitos indivíduos por incitação ao ódio” antes e “os mesmos princípios devem aplicar-se a todos os que desejam entrar no Reino Unido.”

Caso tenha a entrada proibida no país, o magnata americano, em resposta, ameaçou abandonar investimentos previstos de quase um bilhão de dólares na região, onde possui campos de golfes.

Antes, a Escócia já havia retirado o título de doutor honorário que concedera ao magnata e o título de embaixador de negócios, também em retaliação à declaração polêmica do pré-candidato sobre o muçulmanos.

Nesta semana, Donald Trump divulgou sua primeira propaganda oficial para a TV na corrida rumo à Casa Branca. No vídeo de 30 segundos, o pré-candidato promete “barrar temporariamente a entrada de muçulmanos no país”, acabar com o Estado Islâmico e “pegar o petróleo deles”, e ainda construir um muro na fronteira com o México (pago pelo próprio país latino-americano) para impedir imigração ilegal no país.

apoio_04