Conheça os principais tipos de doenças no sangue e os seus sintomas

sangue_1001

Quando algo está errado com seu sangue, isso pode afetar toda sua saúde. Para evitar um diagnóstico tardio, é importante conhecer sintomas de algumas doenças no sangue, desde problemas hematológicos comuns até o câncer sanguíneo.

Vale ressaltar que o primeiro passo em busca do tratamento adequado é falar com o seu médico.

O sangue cumpre funções essenciais enquanto circula pelo corpo humano. Ele é responsável por proporcionar oxigênio e nutrientes essenciais para os tecidos. Leva ainda dióxido de carbono aos pulmões e produtos residuais aos rins, para que sejam eliminados.

Ele também transporta hormônios, permitindo a comunicação entre várias partes do corpo e carrega também componentes capazes de combater infecções e parar sangramentos.
Desta forma, com tantas funções, é comum que esteja sujeito a vários tipos de doenças. Algumas são facilmente tratadas, mas outras podem ser fatais.

Os problemas são capazes de afetar qualquer parte da composição do sangue, desde os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio, aos glóbulos brancos, que combatem infecções. É possível ainda que atinjam plaquetas, aquelas ajudam na coagulação do sangue, ou plasma, a parte líquida do sangue.

O exame de sangue anual é uma estratégia simples e poderosa para ajudar na prevenção de problemas e doenças no sangue. Através dele é possível avaliar cuidadosamente o estado geral de saúde e conferir sinais de alerta que precedem o desenvolvimento de doenças graves, como diabetes ou doenças cardíacas.


Há diversos tipos de problemas e doenças no sangue capazes de afetar sua saúde. Para não ser pego desprevenido, conheça as principais delas:

Anemia

Atinge células vermelhas e geralmente é causada por falta de ferro, um mineral indispensável para a produção da proteína hemoglobina, que auxilia os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.

Segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue, dos Estados Unidos, a anemia é um dos problemas de sangue mais comuns no país, atingindo mais de três milhões de americanos.

Anemia falciforme

Trata-se de um tipo de anemia caracterizada pela forma incomum de foice dos glóbulos vermelhos afetados, que normalmente assumem um formato de discos. É decorrente de uma mutação genética que impede que todo o oxigênio necessário seja carregado para os tecidos.

Transtornos das plaquetas

As plaquetas sanguíneas são as primeiras a responder em caso de cortes ou outras lesões. Em termos práticos, elas se reúnem no local e atuam em conjunto para deter a perda de sangue.

As pessoas que possuem transtornos de plaquetas geralmente não as possuem em número suficiente, as possuem em excesso ou contém plaquetas que não coagulam corretamente. Enquanto ter poucas plaquetas é perigoso porque um pequeno ferimento é capaz de causar grave perda de sangue, ter muitas coloca a pessoa em maior risco de coágulos.

Essas desordens afetam as células brancas do sangue. Ocorrem quando a medula óssea produz muitos ou poucos glóbulos brancos. O baixo número significa que o corpo é incapaz de lutar contra infecções, enquanto um grande número é capaz de indicar leucemia e infecções ou doenças como sarampo e coqueluche.

apoio_04