FIFA: acusado de corrupção na Copa de 2014, Jérôme Valcke é demitido

jerome_valcke_1003

A FIFA anunciou nesta quarta-feira (13) que demitiu o secretário-geral Jérôme Valcke, de 55 anos, que está provisoriamente suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol por causa de investigação por suposta participação em esquema de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo de 2014.

“O comitê de emergência da FIFA decidiu, em 9 de janeiro de 2016, afastar Jérôme Valcke da posição de secretário-geral da FIFA com efeito imediato”, afirma comunicado da federação, divulgado em Zurique. A nota acrescenta que todas as relações entre o cartola francês e a entidade futebolística estão encerradas.

Valcke havia sido afastado do cargo em 17 de setembro de 2015, com o início da investigação interna pelo Comitê de Ética da FIFA. Ele negou as acusações e disse que elas são “fabricadas e revoltantes”.


O ex-cartola era o braço direito do presidente Joseph Sepp Blatter, banido do futebol por oito anos pelo Comitê de Ética da FIFA. O francês ficou famoso por ter dito, durante os preparativos para a Copa de 2014, que os brasileiros precisavam de um chute no traseiro para terminar tudo a tempo.

Ele foi secretário-geral de 2007 a 2015. Antes, havia sido diretor de marketing de 2003 até o final de 2006, quando foi afastado por causa de negociações de patrocínio com a operadora de cartões de crédito Visa, apesar de a concorrente Mastercard ter direito de preferência por ser parceira de longa data da FIFA.

Em 8 de outubro de 2015, a Comitê de Ética determinou a suspensão provisória de Jérôme Valcke do futebol por 90 dias , prazo posteriormente renovado por mais 45 dias. Em 5 de janeiro de 2016, a câmara de instrução do comitê recomendou a suspensão do ex-secretário de todas atividades relacionadas ao futebol por nove anos e a aplicação de multa no valor de 100 mil francos suíços (cerca de 400 mil reais). A decisão final nesse caso ainda não foi tomada. (Com agências internacionais)

apoio_04