Hipnose: um novo e eficaz aliado na perda de peso

hipnose_1001

A obesidade e sobrepeso podem estar ligados a inúmeros fatores fora do âmbito dos maus hábitos alimentares e sedentarismo. E, uma das principais causas é o fator psicológico. A ansiedade é considerada uma das principais causas indiretas que contribuem para o quadro, assim como transtornos psiquiátricos, como a compulsão.

Nestes casos, a hipnose surge como um novo e eficiente aliado contra o acúmulo de gordura no organismo, mesmo para aquelas pessoas que fazem uso de medicamentos controlados.

O tratamento psicoterápico tem tido excelentes resultados, pois envolve técnicas eficazes para a melhora ou até solução de muitas doenças físicas e psicológicas, não só a obesidade.

A boa notícia é que a hipnose clínica é capaz de combater a obesidade em um curto prazo, se comparada a outros métodos, como programas de pontos e dietas da moda.

Contudo, é importante salientar que, como todo tratamento, a hipnose não faz milagres. São necessários também a mudança de hábitos alimentares, os exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis.

Ana Clara, uma empresária paulistana, já tinha ouvido falar sobre hipnose, porém, como a maioria dos brasileiros, não sabia que o tratamento serve para vários transtornos. “Eu já conhecia a hipnose, mas tinha uma certa incredulidade, pensava que ela só servia para fazer regressão de vidas passadas”, revela.

A empresária estava 21 quilos acima de seu peso ideal, mas o convênio médico não autorizava a cirurgia bariátrica, pois ela não tinha o IMC igual ou superior a 40, exigido para a cirurgia de redução de estômago. Então, por indicação de uma amiga, ela procurou tratamento através da hipnose. Em seis meses ela não perdeu os 21, mas 25 quilos e, o que é melhor, mudou radicalmente seu estilo de vida. “Hoje indico o tratamento através da hipnose para todo mundo, é libertador poder nos curar através da nossa própria mente”, ressalta Ana Clara que completa: “A hipnose para perda de peso funciona como um balão intragástrico imaginário e eficientíssimo”.

O hipnoterapeuta, palestrante e escritor Sandro Quadros Cabral respondeu algumas questões para sabermos como funciona o tratamento de hipnose, em especial para a perda de peso. Confira a seguir:

Como é o processo de hipnose e seus benefícios?

A hipnose é um processo natural e, na maioria das vezes, acontece sem que o indivíduo se dê conta disso. Porém, com o acompanhamento e orientação de um profissional habilitado, esse processo pode ser aprendido pela pessoa que passa a dominar esse recurso. Costumo falar em minhas palestras que a maioria das pessoas está tão deslocada de si mesma, ou melhor, “psicotemporalmente” deslocada, vivendo à sombra de situações do passado ou na expectativa desmedida sobre situações do futuro que acaba por deixar de existir no agora e, isso é um grande fator de doenças.

Então, divido as minhas intervenções em três momentos distintos: Autoperceber, onde levo o indivíduo a reconhecer de forma mais clara seus sentimentos e tudo aquilo que lhe gera incongruência. Essa etapa por si só é mágica, pois infelizmente a grande maioria das pessoas está tão perdida em pensamentos que esquece daquilo que realmente é, ou seja, puro potencial criativo, e reencontrar a si mesmo é um momento muito bonito.

O segundo momento é o autoconhecer, que é justamente levar a pessoa a entender como suas crenças individuais afetam seus resultados e influenciam, ou melhor, constroem o que ela é no agora. A etapa do autoconhecimento é a construção do mapa e a validação desse mapa no próprio território, o indivíduo. Quando nos autoconhecemos, despertamos o potencial de realizar mudanças conscientes.

E, finalmente, o terceiro momento é o autorealizar. Nessa etapa o indivíduo já está consciente de seus recursos internos, de suas crenças dominantes e como utilizar as mesmas a seu favor, desta forma, tem autonomia para transformar sua vida conscientemente naquilo que ele desejar. É mágico ver o florescimento do ser humano e a hipnose é uma ferramenta fundamental para esse processo, pois possibilita realizar mudanças de forma sutil e direta, abreviando assim, o tempo de tratamento e, o melhor, preparando o indivíduo para enfrentar e vencer, a maioria das vicissitudes que surjam em sua vida.

Então, pontuando alguns dos benefícios da hipnose eu diria: menor tempo de tratamento e, por conseguinte, menor custo. Maiores percentuais de resultados em menor tempo de intervenção (conseguem-se excelentes resultados entre 4 e 12 sessões) e, além disso, em meu modelo de atendimento, o foco é sempre na criação de autonomia do indivíduo.


Como funciona a hipnose no processo de emagrecimento?

Levando em consideração que o processo de engordar está relacionado, a grosso modo, com hábitos ruins, a exemplo de uma má alimentação e sedentarismo, sendo tais hábitos, diretamente potencializados pela ansiedade, que funciona como gatilho emocional para disparar os mesmos. Tudo isso reforçado pela falta de autoconhecimento para realizar pequenas mudanças que levariam a hábitos melhores, temos assim, um cenário de reforço negativo no qual, quanto mais repetimos certos padrões, mais difícil torna-se se livra dos mesmos, o que muitas vezes leva a uma baixa autoestima e, em situações mais graves, a um processo de depressão.

Alguns indivíduos recorrem a remédios, dietas e buscam fórmulas mágicas que, por não acessarem ao âmago da questão, reforçam ainda mais os fracassos. Vale ressaltar que a indústria do emagrecimento é uma das que mais crescem no mundo. Porém, toda a solução que busca recursos externos, tende a apresentar resultados nulos ou temporários.

Quando trabalhamos com a hipnose para auxiliar no processo de emagrecimento, focamos nos três processos citados anteriormente, repito: autoperceber, autoconhecer e auto ealizar, pois, apenas desta forma, o indivíduo terá recursos para manter os resultados alcançados. A primeira etapa do trabalho consiste em solicitar que a pessoa procure um médico e faça todos os exames para verificar se não existem causas físicas, tais como problemas hormonais que estejam desestabilizando o sistema e levando-a a engordar.

Passada esta fase, a segunda etapa visa em pedir para a pessoa procurar um nutricionista, pois, é fundamental que as mudanças sejam profundas e, para isso, ela terá que aprender a escolher melhor os alimentos que irá ingerir. Lembre-se, estamos falando de mudanças efetivas e, quanto mais recursos tivermos a nosso alcance, melhor.

Durante o trabalho de emagrecimento focamos crenças que são a base de todo o programa do indivíduo. Trabalhamos mudanças de hábitos, ressignificação dos alimentos e dos canais perceptivos que comunicam ao corpo o que ele está ingerindo como refeição. Em muitos casos, tais canais estão completamente comprometidos, pois não reconhecem mais sabores saudáveis e, fixam-se na busca do prazer. Como exemplo é possível citar pessoas que já não bebem mais água, apenas refrigerantes e sucos industrializados. Essas pessoas sofrem de uma profunda falta de percepção gustativa e seus sentidos, nesse caso o paladar e o olfato, estão completamente prejudicados, o que torna complicado que aceitem sabores saudáveis.

Trabalhamos ainda a autoimagem, a autoestima e implantamos novos programas, tais como a prática de esportes, o controle da ansiedade através do conhecimento dos gatilhos que disparam a mesma e outras coisas mais que, fazem parte de um protocolo elaborado e testado ao redor do mundo, basta fazer uma breve pesquisa na web para ver do que estou falando.

Outra técnica fantástica que utilizamos em nosso trabalho de emagrecimento é a implantação de um balão gástrico imaginário através da hipnose. Isso só é possível porque nosso cérebro tem três segredos básicos de funcionamento: 1) ele só opera no PRESENTE, ou seja, passado e futuro são simuladores que ele ativa sempre no AGORA; 2) Ele não distingue o que é real e o que é imaginário, assim, através de um transe hipnótico bem conduzido, podemos levar o indivíduo a acreditar que passou por uma cirurgia bariátrica, tendo inclusive todos os sintomas pós operatórios e os resultados da mesma; 3) Ele trabalha o tempo todo para produzir o que ele visualiza, por isso é tão importante criar imagens mentais que levem a pessoa a se ver como ela gostaria de estar, ou seja, mais esbelta, saudável, magra etc.

Até quantos quilos pode-se perder e como funciona a manutenção?

Isto varia de indivíduo para indivíduo. Já tive resultados que chegaram até ao máximo 18 quilos de redução em 3 meses de trabalho e, cujos benefícios a pessoa vem mantendo há mais de 2 anos, inclusive, continuando a redução que, ao total, chegou a 21 quilos. São vários casos de emagrecimento através do uso da hipnose e, nacionalmente existem muitos profissionais fantásticos a exemplo da Flávia Freitas (RJ), Benomy Silberfarb (RS), Fábio Puentes, Rogério Castilho, Valdecy Carneiro, Inês Marcel (SP), dentre diversos outros espalhados pelo Brasil.

Existem casos, inclusive, de pessoas que desistiram de realizar cirurgias bariátricas reais e mudaram de vida após descobrirem o seu próprio potencial através da hipnose. A manutenção torna-se simples, pois desde o começo deixamos claro ao cliente que nosso trabalho é coadjuvante, isso ajuda ao mesmo a assumir responsabilidades no processo. Infelizmente algumas pessoas procuram profissionais como nós, apenas para reforçar suas crenças de que não conseguem, pois não apresentam o desejo real de mudança.

Nesse caso, é importante que o profissional saiba recusar o trabalho, deixando claro os motivos. Afinal, aceitar tal desafio seria auxiliar a prejudicar o sujeito através do reforço de suas crenças negativas. É fácil para o bom profissional de hipnoterapia identificar o comprometimento do cliente, pois, um bom plano de emagrecimento requer uma série de atividades que exigem o trabalho do próprio sujeito no processo. Não existem milagres!

apoio_04