Argentina: Macri acusa governo de Cristina Kirchner de permitir avanço do narcotráfico

mauricio_macri_1005

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, que assumiu o poder no último dia 10 de dezembro, lamentou que os doze anos de kirchnerismo tenham causado ao país um grave prejuízo e acusou, em entrevista aos jornais “Le Monde” (França), “The Guardian” (Reino Unido), “La Stampa” (Itália) e “El País” (Espanha), que o governo de Cristina Kirchner permitiu “o avanço do narcotráfico”.

O presidente argentino denunciou que durante os governos de Kirchner “a corrupção se instalou na sociedade argentina em seu conjunto”, assim como advertiu que “a luta contra o narcotráfico levará anos”.

Em sua primeira entrevista para a imprensa estrangeira, Macri declarou que seu trabalho como chefe do Executivo será “demonstrar que se pode governar de outra maneira”.

Antes de viajar a Davos, na Suíça, para contar ao mundo econômico que seu país está retornando à ortodoxia, o chefe de Estado argentino ressaltou que um dos objetivos de seu governo será gerar emprego e que “se comprometeu com uma Argentina com pobreza zero”.

Seu Executivo também prometeu trabalhar em outros temas, como “a mudança climática, o terrorismo, a corrupção e o narcotráfico”, garantiu Macri, enquanto se preparava para a viagem a Davos, que nesta época se transforma na capital econômica do mundo por conta do Fórum Econômico que acontece todos os anos nessa cidade e do qual a Argentina não participa há treze anos.

“Vamos ser um país previsível”, ratificou o presidente, enquanto ressaltava que tem profunda confiança na Argentina e em poder resolver os problemas que parecem difíceis, como fez com o “cepo cambial” assim que assumiu o poder, em referência à limitação da compra de dólares.


Em relação à situação política que alguns países do continente americano atravessam, Macri assegurou que não “quer opinar sobre o que acontece” em outras nações, entretanto acrescentou que a única situação com a qual não pode estar de acordo é que “os direitos humanos não sejam respeitados na Venezuela”.

Maurício Macri, que se nega a ser classificado como de direita ou esquerda, reconheceu que seu referencial político é o dirigente sul-africano Nelson Mandela, que sente profundo respeito pela chanceler alemã, Angela Merkel, e que se alegra de ter recebido o apoio de seu partido.

Ele ainda afirmou que está satisfeito com a forma em que transcorreram as primeiras cinco semanas de seu governo. “Temos a melhor equipe dos últimos 50 anos”, ressaltou Macri, dando a entender que possui as ferramentas para resolver os problemas da Argentina.

A respeito dos grandes desafios, como o tráfico de drogas e a inflação, Macri lamentou que o combate ao narcotráfico levará anos porque o governo anterior permitiu que o crime organizado avançasse “de forma importante”.

Quanto à inflação, o argentino ressaltou que existiam os temores de que o ocorrido com “a taxa de câmbio impactasse na inflação, e isso não ocorreu, até agora está muito bem. Estamos onde pensávamos”, disse.

“Acho que terminarei o mandato, mas, sobretudo, conseguirei mudar o país”, finalizou a entrevista.

apoio_04