Ministério Público Federal denuncia JBS e Banco Rural por crime financeiro

real_1003

Nesta terça-feira (26), o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo informou que denunciou nove pessoas ligadas ao grupo J&F, controlador da processadora de carne bovina JBS, e ao Banco Rural por crime contra o Sistema Financeiro Nacional. O MPF mencionou, em nota, uma operação feita em 2011 como base para a denúncia.

De acordo com os promotores, as empresas concederam empréstimos entre si, em operações conhecidas como “troca de chumbo”, na qual instituições financeiras de diferentes grupos econômicos emitem crédito a empresas que também fazem parte desses conglomerados. Vale destacar que a lei veda a concessão de empréstimo de uma entidade financeira a suas sociedades controladoras.

Segundo o MPF, J&F Participações e a Flora Produtos de Higiene e Limpeza, da J&F, obtiveram R$ 80 milhões em empréstimos do Banco Rural, um dia após abrirem contas correntes na instituição.

Quatro dias depois, a empresa Trapézio, controladora do Banco Rural, recebeu empréstimo no mesmo valor, R$ 80 milhões de reais, ao firmar contrato com o Banco Original, da J&F, responsável por emitir a nova operação de crédito.


A J&F informou que ainda não teve acesso ao processo e à decisão do juiz que aceitou a denúncia do MPF. “Após a análise dos documentos, a empresa apresentará sua defesa, os argumentos e as provas que demonstram sua inocência e de seus executivos”, ressaltou a companhia, acrescentando que o caso tramita em sigilo jurídico.

O MPF disse que o caso envolve denúncias contra Joesley Mendonça Batista, presidente da J&F e presidente do conselho de administração da JBS, e também contra João Heraldo dos Santos Lima, presidente do Banco Rural. Representantes do Banco Rural ainda não comentaram o assunto.

Após o anúncio do Ministério Público, as ações do JBS começaram a cair com força na Bovespa.

Em comentário a clientes, analistas do Bradesco BBI afirmaram que se trata de notícia negativa para a JBS, apesar de a empresa não estar diretamente envolvida. Também citaram que “a quantia, 80 milhões de reais, é pequena em relação ao tamanho do grupo”.

apoio_04