Merkel recebe George Clooney em Berlim e conversa sobre o dilema dos refugiados

clooney_merkel_1001

A chanceler alemã Angela Merkel recebeu em Berlim, nesta sexta-feira (12) o ator norte-americano George Clooney e sua esposa, a advogada de direitos humanos Amal Allamudin Clooney. De acordo com a Chancelaria da Alemanha, o tema da reunião foi a questão dos refugiados.

O foco do encontro, que durou cerca de duas horas, foram políticas para refugiados e o engajamento do casal na associação de ajuda Comitê Internacional de Resgate, disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert. Clooney apresentou na quinta-feira (11) “Ave, César”, o novo filme dos irmãos Coen que abriu, fora da competição, o festival de cinema de Berlim.

O ator já havia elogiado a posição da chanceler alemã diante da crise migratória na Europa. “Concordo com absolutamente tudo”, disse Clooney, acrescentando que os Estados Unidos deveriam se engajar mais nessa questão.

Além do casal, o ex-ministro britânico do Exterior e presidente do Comitê Internacional de Resgate, David Miliband, também participou do encontro com Angela Merkel.


O governo alemão não quis dar mais detalhes sobre o conteúdo da conversa e acrescentou que a reunião com Merkel aconteceu a pedido de Clooney.

Conhecido pelo seu envolvimento político e humanitário, em particular na questão do Darfur, George Clooney disse em uma conferência de imprensa que gostaria de perguntar a Merkel que mensagem poder-se-ia passar e o que poderia fazer “para ajudar”, adiantando que se encontraria com refugiados.

“Dediquei muito do meu tempo a estas questões. O meu interesse é pleno”, declarou o ator, de 54 anos.

A Alemanha recebeu mais de 1 milhão de refugiados em 2015, o que contribuiu para elevar as críticas à política de portas abertas de Angela Merkel. (Com agências internacionais)

apoio_04