Grammy: Taylor Swift leva o prêmio de melhor álbum do ano; brasileira Eliane Elias é premiada

eliane_elias_1001

A cantora norte-americana Taylor Swift levou o prêmio de melhor álbum do ano por seu trabalho “1989”. Sua premiação foi uma surpresa diante do clima de celebração do hip hop, que imperava desde a abertura da 58ª edição do Grammy Awards, realizada na madrugada desta terça (16) no Staples Center, em Los Angeles.

O rap já parecia transbordar às indicações das categorias específicas e assumir o tom da noite. O apresentador principal era um rapper, LL Cool J. O artista premiado pelo conjunto da obra era um grupo de rap, o RUN DMC. E dois artistas que ameaçavam polarizar a noite com Taylor Swift eram rappers, ou considerados assim: o californiano Kendrick Lamar, com onze indicações, e o canadense Weeknd, com sete.

Entre os brasileiros, a pianista Eliane Elias bateu concorrentes fortes, como o também pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, e trouxe um gramofone na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino pelo disco “Made in Brazil”. O baiano Gilberto Gil, que concorria com a gravação do álbum “Gilbertos Samba”, só com músicas de João Gilberto, perdeu para a cantora do Benin, Angelique Kidjo.


Antes de a transmissão começar, alguns prêmios já haviam sido distribuídos, e Kendrick Lamar já havia começado a deixar sua marca, levando os gramofones por Melhor Performance de Rap e Melhor Canção de Rap, as duas pelas mesma música, Alright. To Pimp a Butterfly, uma obra impactante e inovadora, já havia levado na categoria de Melhor Álbum de Rap e These Walls ganhara na categoria de Melhor Rap Colaborativo, dividindo o prêmio entre Lamar, Bilal, Anna Wise & Thundercat.

O outro lado da cultura pop norte-americana também estava bem representada. Chris Stapleton, que comemorava como um azarão a indicação na categoria Melhor Álbum do Ano, tinha nas mãos o prêmio de Melhor Álbum de Country, um mercado gigantesco dentro dos Estados Unidos, que movimenta milhões ao ano. Já era uma grande vitória para seu ótimo e regional disco, Traveller.

Um dos destaques negativos da noite foi Adele. Ela cantou “All I Ask” falhando, não atingindo as notas agudas no começo e perdendo o controle total da afinação no final. Com certeza foi a apresentação mais infeliz do Grammy.

apoio_04