Estados Unidos anunciam visita histórica de Barack Obama a Cuba

barack_obama_1006

Autoridades norte-americanas afirmaram nesta quarta-feira (18) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará nas próximas semanas uma visita histórica a Cuba, com o intuito de selar o fim das hostilidades entre as duas nações.

Obama vê o fim de cinco décadas de medidas isolacionistas impostas pelos EUA à ilha caribenha como um dos grandes êxitos de sua política externa. Os dois países reataram as relações diplomáticas em julho passado, após uma aproximação entre Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, iniciada em dezembro do ano anterior.

Segundo a Casa Branca, a visita acontecerá nos dias 21 e 22 de março e o presidente estadunidense estará acompanhado da primeira-dama, Michelle Obama. Depois de visitar Havana, Barack Obama seguirá viagem para a Argentina, onde tem encontro marcado com o presidente Mauricio Macri.

“No próximo mês, viajarei a Cuba para avançar no nosso progresso e nos nossos esforços para melhorar a vida da população cubana”, escreveu Obama em sua conta oficial de Twitter.

“Ainda temos diferenças com o governo cubano e vou tratar delas diretamente. A América sempre vai apoiar os direitos humanos ao redor do mundo”, completou.

“Há 14 meses, anunciei que iríamos começar a normalizar as relações com Cuba – e já fizemos progressos significativos. Nossa bandeira já está hasteada na Embaixada de Havana novamente. Mais americanos estão viajando a Cuba do que em qualquer momento nos últimos 50 anos”, emendou o presidente.


Apesar da reaproximação, o embargo comercial imposto pelos EUA durante a Guerra Fria ainda pesa sobre a ilha, com poucas perspectivas de que seja removido pelo Congresso americano, dominado pelo Partido Republicano.

O governo dos EUA, porém, realizou mudanças regulatórias para permitir o comércio e viagens entre os dois países. Na última terça-feira, os dois países assinaram um acordo autorizando voos comerciais diários para Cuba por parte de empresas aéreas americanas. Atualmente, 1,8 milhão de cidadãos de Cuba, que tem 11 milhões de habitantes, vive nos EUA.

O último presidente americano a visitar Havana foi Calvin Coolidge, em 1928. Quando ocupou o cargo, Harry Truman visitou a Baía de Guantánamo, controlada pelos EUA, em 1948. (Com agências internacionais)

apoio_04