Oscar 2016: DiCaprio vence como melhor ator; “Spotlight: Segredos revelados” é o melhor filme

leonardo_dicaprio_1001

Marcada por vários discursos contra o racismo, a cerimônia de entrega do mais importante prêmio do cinema, o Oscar, que aconteceu na noite de domingo (28) em Los Angeles, mesclou favoritismo e surpresas. Após cinco indicações ao prêmio de melhor ator, Leonardo DiCaprio enfim conquistou a estatueta por seu papel de sobrevivente “O Regresso”. A produção, cujo enredo deixa a desejar, levou o prêmio de melhor direção. Quem viu o filme sabe que dirigir uma história tão complexa não foi tarefa das mais fáceis.

Ao receber o prêmio, DiCaprio, 41 anos foi aplaudido de pé e aproveitou a oportunidade para, em seu discurso de agradecimento, falar sobre mudanças climáticas, lembrando que o elenco e a equipe de “O Regresso” tiveram de viajar à América do Sul para encontrar gelo.

“A mudança climática é real”, disse DiCaprio. “Está acontecendo neste momento. Essa é a mais urgente ameaça a toda a nossa espécie”, disse. Em sua conta no Twitter, o ator comentou a ação contra as mudanças climáticas começa ao eleger líderes que farão mudanças corajosas e vitais para salvar o planeta.

Indicada pela primeira vez ao prêmio de melhor atriz, Brie Larson venceu por seu papel em “O Quarto de Jack”.

Uma das poucas surpresas da cerimônia foi a entrega do Oscar de melhor ator coadjuvante para o britânico Mark Rylance, por sua brilhante atuação no filme “Ponte dos Espiões” de Steven Spielberg. Rylance, que faz o papel de um espião russo agindo nos Estados Unidos durante a Guerra Fria, desbancou Silvester Stalone.

A sueca Alicia Vikander foi premiada como melhor atriz coadjuvante pelo papel de esposa de um artista transgênero no filme “A Garota Dinamarquesa”.

Contra todas as apostas, o filme “Spotlight: Segredos revelados”, que narrar a história real de um grupo de jornalistas investigativos trabalhando arduamente para desvendar crimes sexuais cometidos por padres da Igreja Católica.

O drama jornalístico superou concorrentes de peso como “O Regresso”, “A grande aposta” e “Mad Max: estrada da fúria”. Este último, dos dez prêmios a que foi indicado, levou seis, tornando-se o maior premiado da noite de gala que aconteceu em Los Angeles.

O diretor mexicano Alejandro G. Iñárritu, vencedor em 2015 com o filme “Birdman”, foi o escolhido da noite como melhor diretor por “O Regresso”. Na categoria Animação, em que concorria o brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, o vencedor foi “Divertida mente”, de Pete Docter e Jonas Rivera)


Confira abaixo os principais vencedores do Oscar 2016:

Filme

“Spotlight: Segredos revelados”

Ator

Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)

Atriz

Brie Larson (“O Quarto de Jack”)

Diretor

Alejandro González Iñárritu (“O Regresso”)

Atriz coadjuvante

Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)

Ator coadjuvante

Mark Rylance (“Ponte dos Espiões”)

Filme em língua estrangeira

“O filho de Saul” (Hungria)

Animação

“Divertida mente” (Pete Docter e Jonas Rivera)

Roteiro original

“Spotlight: Segredos revelados” (Josh Singer e Tom McCarthy)

Roteiro adaptado

“A grande aposta” (Charles Randolph e Adam McKay)

Documentário em longa-metragem

“Amy” (Asif Kapadia e James Gay-Rees)

Documentário em curta-metragem

“A Girl in the River: The Price of Forgiveness” (Sharmeen Obaid-Chinoy)

apoio_04