Ditador norte-coreano desafia o planeta e ordena novos testes nucleares

(KCNA)
(KCNA)

Senhor supremo das bizarrices que infestam o universo do totalitarismo e ditador por hereditariedade, o norte-coreano Kim Jong-un ordenou que o país aperfeiçoe com rapidez sua capacidade de realizar ataques nucleares, o que exige o incremento de testes, informou nesta sexta-feira (11) a agência estatal de notícias KCNA.

Kim teria feito tal declaração durante teste de lançamento de um míssil balístico. A agência não informou quando o teste ocorreu, mas provavelmente se referia ao lançamento de dois mísseis de curto alcance na quinta-feira, que voaram 500 quilômetros e caíram no mar.

“O prezado camarada Kim Jong-un disse que o trabalho deve ser reforçado para aprimorar a capacidade de realizar ataques nucleares e emitiu tarefas de combate para que continuem os testes de explosões nucleares, para avaliar o poder das ogivas nucleares recém-desenvolvidas, e os testes para aprimorar a capacidade de realizar ataques nucleares”, disse a KCNA.


No começo da semana, a mídia estatal citou comentários do líder norte-coreano segundo os quais a Coreia do Norte miniaturizou ogivas nucleares para montá-las em mísseis balísticos.

As tensões na península coreana aumentaram dramaticamente depois que o país comunista levou a cabo, em janeiro seu quarto teste nuclear e disparou, em fevereiro, um foguete de longo alcance. As ações levaram o Conselho de Segurança da ONU a adotar uma resolução pedindo novas sanções.

Realizar mais testes nucleares seria uma violação clara das sanções da ONU, que também proíbem testes de mísseis balísticos, embora Pyongyang as tenha rejeitado. A Coreia do Norte tem um grande arsenal de mísseis de curto alcance e está desenvolvendo mísseis balísticos intercontinentais de longo alcance (ICBMs, na sigla em inglês).

A Coreia do Sul vê com ceticismo que seu vizinho do norte tenha obtido sucesso na miniaturização de uma ogiva nuclear ou em acionar um míssil balístico intercontinental funcional. (Com agências internacionais)

apoio_04