EUA afirmam que terroristas do Estado Islâmico cometeram genocídio no Iraque e na Síria

john_kerry_1001

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta quinta-feira (17) que o grupo “Estado Islâmico” (EI) pratica genocídio contra minorias cristãs e yazidis e contra muçulmanos xiitas no Iraque e na Síria, região onde pretendem instalar um califado baseado no terrorismo e na interpretação radical do Islã.

“O fato é que o Daesh [termo árabe para o EI] mata cristãos por serem cristãos. Yazidis por serem yazidis. Xiitas por serem xiitas”, afirmou Kerry, que acusou os terroristas de crimes contra a humanidade e limpeza étnica. “A visão de mundo do grupo é baseada em eliminar aqueles que não seguem a sua ideologia perversa.”

Não se pode ignorar o fato de que a “limpeza étnica” promovida pelo “Estado Islâmico” tem servido como arma para o ditador Bashar al-Assad manter-se no poder enquanto enfrenta os sírios que se opõem ao regime totalitarista do governo de Damasco. Tanto é assim, que as incursões russas em território sírio serviram apenas para atacar os adversários de Assad, não para eliminar os genocidas do “Estado Islâmico”, mesmo que alguns deles tenham sido abatidos como forma de enganar a opinião pública internacional.


O Congresso estadunidense vinha pressionando a Casa Branca a apresentar uma investigação sobre a prática de genocídio envolvendo o EI. As conclusões do relatório são baseadas em informações do Departamento de Estado e dos serviços de inteligência.

Apesar de reconhecer a prática, Washington não é legalmente obrigado a tomar ações específicas. Kerry disse que os EUA vão fazer o possível para desmobilizar o grupo, mas não deixou claro se haveria mudanças nas estratégias militares das forças americanas na Síria e no Iraque.

Os Estados Unidos têm lançado ataques aéreos contra o grupo, mas não se comprometeu a enviar soldados para combate por terra.

A última vez que o governo americano reconheceu um genocídio foi em 2004, no conflito de Darfur, no Sudão. (Com agências internacionais)

apoio_04