Sempre descontrolado, Ciro Gomes ameaça manifestantes e chama Lula de “um merda”

ciro_gomes_1002

Ex-ministro de Lula e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes deu mostras, na madrugada desta quinta-feira (17), em Fortaleza, que está cada vez mais descompensado psiquicamente. Dono de temperamento truculento, Ciro ameaçou manifestantes que teriam seguido seu filho até o apartamento, alegando que o Brasil não vive uma ditadura.

Descontrolado como sempre, Ciro Gomes ofendeu as pessoas e chegou a ameaçar um manifestante dizendo que poderia mandar matá-lo. Ou seja, Ciro diz que o Brasil não vive um regime totalitarista, mas age com um típico representante do criminoso coronelismo nordestino, um ditador de quinta de uma dessas repúblicas bananeiras que sobram no planeta.

É importante destacar que mesmo que Ciro Gomes estivesse ocupando algum cargo público, eletivo ou não, não tem o direito de ofender e ameaçar quem quer que seja, sob pena de, insistindo na prática, acabar na cadeia.

Acostumado a usar o cargo como escudo para seus destemperos, Ciro intimida pessoas comuns porque a covardia é a sua mola propulsora. Não se pode esquecer que toda ação corresponde a outra, ou seja, Ciro ainda poderá ser surpreendido por um ato impensado, no estilo daquele que disse estar disposto a fazer.


Em países sérios, com autoridades responsáveis, uma figura do naipe de Ciro Gomes jamais teria chegado ao cargo de governador ou ministro, Contudo, no Brasil, uma terra sem lei e sem dono, Ciro é adulado por uma massa ignara que, diante de seus gritos, chega a chamá-lo de doutor.

Enquanto esbravejava com aqueles que por volta da 1h da manhã estavam diante do prédio em que mora seu irmão, Cid Gomes, Ciro usou a expressão “é um merda” para referir-se a Lula, enquanto falava em democracia e ameaçava as pessoas.

Diz a psicologia que o fenômeno da “projeção” é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, os pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra pessoa. Em outras palavras, quando alguém insiste em determinado comportamento ou discurso, é porque tem uma incontrolável necessidade de ser aquilo que vocifera.

O vídeo mostra Ciro Gomes partindo para cima das pessoas usando termos como “frouxo”, “viado” e “filho da puta”. Não por acaso surgiu a expressão “Freud explica”. Será que Freud seria capaz de compreender Ciro Gomes.

apoio_04