Aeroporto de Bruxelas pode reabrir parcialmente na quarta-feira, após duplo atentado terrorista

(Carl Court - Getty Images)
(Carl Court – Getty Images)

Alvo de dois ataques terroristas na última semana, o aeroporto de Zavantem, em Bruxelas, poderá reabrir parcialmente nesta quarta-feira (30), de acordo com o presidente da Brussels Airport, Arnaud Feist. De acordo com o executivo, o tráfego só estará completamente normalizado dentro de um mês.

O aeroporto da capital belga realizou uma simulação nesta terça-feira para testar as instalações do check-in, com a ajuda de 800 funcionários do local. O objetivo é garantir que as reformas realizadas às pressas após do duplo atentado, que aconteceu na entrada do aeroporto, são suficientemente seguras e capazes de atender as demandas dos passageiros.

“Se as companhias estiverem de acordo, poderíamos retomar o tráfego na quarta, mas, por enquanto, isso é apenas uma hipótese”, declarou Feist. A retomada das atividades, porém, será temporária, com apenas 20% da capacidade – o que representam de 800 a 1.000 pessoas por dia e uma seleção das empresas aéreas autorizadas a manter suas operações.


Reabertura completa pode demorar meses

Segundo Feist, serão necessários meses para que o aeroporto volte a funcionar normalmente. Ele insiste, entretanto, que as normas de segurança belgas e europeias foram respeitadas e uma “falha” no sistema não explica o atentado. “Como em todos os aeroportos europeus, a área do check-in é pública. Se for preciso rever tudo isso, o debate deve acontecer em nível europeu.”

Na manhã do dia 22 de março, um dos funcionários percebeu que havia três terroristas no local. “Havia uma terceira bomba. Felizmente, nós a encontramos e ela explodiu sem ferir ninguém em volta”, afirma o presidente da empresa que opera o aeroporto, sem dar uma estimativa sobre os gastos necessários. (Com RFI)

apoio_04