Alba Branca: polícia prende ex-presidente da Assembleia de SP e mais seis por fraude na merenda escolar

fernando_capez_1001

A Operação Alba Branca prendeu na manhã desta terça-feira (29) sete pessoas envolvidas no caso de fraude na merenda escolar, dentre elas o ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Leonel Julio, e o presidente da União dos Vereadores do Estado, Sebastião Miziara. A decisão é da Justiça de Bebedouro, no interior paulista, onde funcionava a base da organização criminosa.

A Alba Branca aponta para o suposto envolvimento do atual presidente da Alesp, deputado Fernando Capez (PSDB) e de outros parlamentares. A investigação sobre Capez está em curso no Tribunal de Justiça do Estado.

Leonel Julio, do antigo MDB, presidiu a Assembleia de São Paulo e foi cassado em 1976 pelo regime militar. As investigações indicam que seu filho, Marcel Julio, que está foragido, é um dos mentores da organização.


Os mandados de prisão contra Leonel Julio e outros seis alvos da Alba Branca foram expedidos pela Comarca de Bebedouro, pois os acusados não gozam do foro especial por prerrogativa de função, como Capez, que deveria ter se afastado temporariamente da presidência da Alesp durante as investigações, não comprometendo os trabalhos legislativos.

Além de Leonel Julio e Sebastião Miziara, a Justiça também determinou a prisão de Carlos Eduardo da Silva, Aluísio Girardia, Emerson Girardi, Luiz Carlos da Silva Santos e Joaquim Geraldo Pereira da Silva. Buscas e apreensões estão sendo cumpridas pela Polícia Civil no estado.

A Operação Alba Branca envolve ainda Luiz Roberto dos Santos, o Moita, ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo tucano de Geraldo Alckmin.

apoio_04