Olimpíadas: impeachment faz Dilma desistir de ir à Grécia para acendimento da tocha olímpica

dilma_rousseff_1028

Segundo informações do Comitê Olímpico grego, divulgadas nesta sexta-feira (8), a presidente Dilma Rousseff decidiu cancelar a viagem que faria à Grécia para acompanhar a cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na cidade de Olímpia. A decisão da presidente está relacionada ao processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional.

De acordo com o comitê grego, havia a previsão de que Dilma comparecesse ao evento em Olímpia em 21 de abril ao lado do presidente Prokopis Pavlopoulos e do chefe do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

A cerimônia vai ocorrer apenas poucos dias após a data prevista para a votação do pedido de abertura do processo de impeachment de Dilma pelo plenário da Câmara dos Deputados, em 17 de abril. Se for aprovado, o processo será encaminhado ao Senado.

“A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou sua presença no evento, de acordo com informação fornecida ao Comitê Olímpico Helênico pela embaixada do Brasil”, afirmou o comitê grego.


Logo após a divulgação, o Palácio do Planalto confirmou que a presidente não viajará à Grécia, entretanto disse que a visita de Dilma nunca esteve confirmada uma vez que a cerimônia de acendimento da tocha acontece no meio de dois eventos da ONU em Nova York com presença prevista da presidente, uma sessão especial da Assembleia-Geral da ONU sobre drogas e a assinatura do acordo de Paris sobre as mudanças do clima, nos dias 19 e 22 de abril.

A cerimônia da tocha será realizada no local de origem dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga tradicionalmente. O evento marca a contagem regressiva para a maior competição multiesportiva do mundo, e dá início ao revezamento da tocha olímpica até a cerimônia de abertura da Olimpíada.

O Rio receberá os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, de 5 a 21 de agosto. Nesta sexta-feira, Dilma participou da inauguração do Estádio Aquático Olímpico do Rio, que receberá as competições de natação dos Jogos.

apoio_04