Festival de Cannes: “Aquarius” faz Brasil voltar à disputa pela Palma de Ouro

kleber_mendonca_1001

Foi divulgada nesta quinta-feira (14) a seleção oficial dos filmes que estarão em competição no Festival de Cinema de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio. O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho teve o seu longa “Aquarius” incluído na seleção de vinte obras.

Depois de três anos ausente do Festival Internacional de Cannes, o Brasil volta a competir pela Palma de Ouro com “Aquarius”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, com Sônia Braga como protagonista principal. O enredo é a história da viúva Clara, de 65 anos, escritora e crítica musical aposentada, que vive cercada de livros e discos no bairro de Boa Viagem, no Recife, em um edifício chamado Aquarius. Nesse contexto aparentemente normal, Clara tem um poder especial: o dom de viajar no tempo.

A escolha confirma a previsão feita em janeiro pela publicação de referência da Sétima Arte na França, “Cahiers du Cinéma”, que incluiu “Aquarius” como um dos dez filmes mais aguardados deste ano. A produção é de Emilie Lesclaux e a coprodução da francesa SBS e da brasileira Videofilmes.

A última vez que o Brasil teve um filme na competição oficial do festival foi em 2012 com “Na Estrada”, de Walter Salles.

“Aquarius” foi um dos vinte filmes da seleção oficial divulgada nesta quinta-feira. Kleber Mendonça Filho vai concorrer com monstros sagrados e premiados como Pedro Almodovar, Ken Loach, os irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, Jim Jarmusch, Sean Penn, só para citar alguns.

O curta brasileiro “A moça que dançou com o diabo”, de João Paulo Miranda, também foi selecionado para competir pela Palma de Ouro. O Festival de Cannes acontece de 11 a 22 de maio.

Nova geração talentosa de diretores nordestinos

O sucesso do pernambucano Kleber confirma a ascensão de uma nova – e talentosa – geração de cineastas do Nordeste brasileiro, com nomes como Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Karim Aïnouz.

Em entrevista à RFI Brasil, o ator Vinícius de Oliveira, que divulgou em Paris o filme “Boi Neon”, confirmou essa tendência: “Essa nova geração representa a esperança de um movimento diferente para nosso cinema, com uma criatividade mais elevada, mas que consegue comunicar de uma forma mais ampla com o público”.


Confira abaixo a seleção oficial do Festival de Cannes 2016:

Maren ADE (Alemanha) – TONI ERDMANN

Pedro ALMODÓVAR (Espanha) – JULIETA

Andrea ARNOLD (Reino Unido) – AMERICAN HONEY

Olivier ASSAYAS (França) – PERSONAL SHOPPER

Jean-Pierre DARDENNE, Luc DARDENNE (Bélgica) – LA FILLE INCONNUE

Xavier DOLAN (Canadá) – JUSTE LA FIN DU MONDE

Bruno DUMONT (França) – MA LOUTE

Nicole GARCIA (França) – MAL DE PIERRES

Alain GUIRAUDIE (França) – RESTER VERTICAL

Jim JARMUSCH (EUA) – PATERSON

Kleber MENDONÇA FILHO (Brasil) – AQUARIUS

Ken LOACH (Reino Unido) – I, DANIEL BLAKE

Brillante MENDOZA (Filipinas) – MA’ ROSA

Cristian MUNGIU (Romênia) – BACALAUREAT

Jeff NICHOLS (USA) – LOVING

PARK Chan-Wook (Corée du Sud) – THE HANDMAIDEN

Sean PENN (EUA) – THE LAST FACE

Cristi PUIU (Romênia) – SIERANEVADA

Paul VERHOEVEN (Holanda) – ELLE

Nicolas WINDING REFN (Dinamarca) – THE NEON DEMON

apoio_04