OMS recomenda usar primeira vacina contra a dengue

vacina_1002

O Grupo Assessor de Especialistas sobre Imunização (SAGE, em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso da primeira vacina contra dengue nos países onde o vírus é endêmico e nas zonas onde há uma incidência maior de 50%.

Nesta sexta-feira (15), em entrevista coletiva, John Abramson, presidente da entidade, confirmou que reconheceu a efetividade da nova vacina, Dengvaxia, produzida pela farmacêutica francesa Sanofi Pasteur.

O SAGE sugeriu que os países que têm uma alta transmissão e surtos recorrentes da doença introduzam em seus programas de imunização a nova vacina, aprovada já em países como México, Brasil, El Salvador e Filipinas, e encaminhada no Paraguai.

Segundo Abramson, foi possível comprovar que “nos lugares onde há uma incidência de menos de 30%, a eficácia da vacina é muito menor e tem inclusive efeitos adversos, por isso que recomendamos que seja ministrada nos lugares onde há pelo menos uma transmissão sustentada de 50% ou mais”.

Os especialistas recomendam que a vacina seja dada a crianças de entre 9 e 11 anos, já que foi comprovado que se administrada em crianças de menos idade pode ter alguns efeitos adversos.


Porém, dado que a maior incidência se dá entre os adolescentes, o Grupo decidiu estabelecer a pré-adolescência (entre 9 e 11) como a faixa de idade mais adequada. Os países são os que têm a última palavra com relação à vacina, isto é, se imuniza toda a população ou só nos lugares onde há alta incidência, e qual faixa de idade.

“Nossas recomendações levam em conta a precaução e o valor do custo-benefício. Se temos dúvidas de que a vacina pode ter efeitos adversos em crianças pequenas, recomendamos a partir de 9 anos. Se queremos que tenha um grande impacto, dizemos para ser dada onde há mais incidência, são decisões lógicas”, explicou Joachim Hombach, um dos membros do Grupo.

Hombach ainda destacou que a maioria dos países sabe quais são as zonas de maior incidência do vírus, mas que a OMS está disposta e preparada a ajudá-los a determiná-la se assim solicitarem.

A vacina é efetiva contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – embora seja mais eficaz contra o 3 e o 4 – e em geral tem uma eficácia de 60%, que aumenta consideravelmente se o paciente foi exposto anteriormente ao vírus.

apoio_04