Cotado para a Fazenda, ex-presidente do BC no governo Lula se encontrará com Michel Temer

henrique_meirelles_1001

Ex-presidente do Banco Central, Henrique de Campos Meirelles tem encontro marcado, no sábado (23), com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Filiado ao PMDB desde o fim da sua gestão no BC, Meirelles é um dos nomes favoritos do mercado financeiro para assumir o Ministério da Fazenda em eventual governo do também peemedebista Temer.

Nesta semana, em Nova York, o ex-presidente do BC evitou comentar sobre sua possível ida para o governo caso Michel Temer assuma a Presidência. Na ocasião, ele não negou que tivesse convidado para voltar a Brasília.

“Eu não comento conversas privadas. Tudo aquilo que é público é anunciado. Tudo que não é público é privado”, declarou a jornalistas, após fazer uma apresentação em evento da Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos.


No evento, Meirelles defendeu a necessidade de reforma fiscal e estrutural para o Brasil voltar a crescer. Ele chegou a defender a alta de impostos no curto prazo para tentar equilibrar as contas públicas.

Além de conversar com Henrique Meirelles, o vice-presidente deve avançar nas negociações com líderes da bancada do partido do Senado em torno da composição de eventual governo.

Nas negociações encampadas por Michel Temer não está descartada, por exemplo, a possibilidade de os ex-ministros Eduardo Braga (PMDB-AM) e Helder Barbalho (PMDB-PA) voltarem a ocupar vagas na Esplanada dos Ministérios.

Até quarta-feira (21), o senador Eduardo Braga comandava o Ministério de Minas e Energia, enquanto Helder Barbalho era ministro da Secretaria de Portos. Indicados pela bancada do PMDB no Senado, os dois entregaram seus cargos à presidente Dilma Rousseff em reunião no Palácio do Planalto.

apoio_04