Misterioso criador da Bitcoin tem identidade revelada

bitcoin_1001

O cientista da computação australiano Craig Steven Wright identificou-se nesta segunda-feira (2) como criador da moeda digital conhecida como Bitcoin. A revelação pôs fim a anos de especulações sobre a verdadeira identidade do inventor da cibermoeda, lançada em 2008 por um programador que utilizava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. A Bitcoin é utilizada sem regulamentação em negócios online em todo o mundo.

Wright forneceu à emissora britânica BBC e às revistas “The Economist” e “GQ” provas criptográficas que comprovariam a autoria do programa por trás da Bitcoin, antes de disponibilizá-las em um blog. “Não busco publicidade, quero apenas esclarecer essas questões”, afirmou o australiano, citado pela “The Economist”.

Em vídeo enviado à BBC, Wright admite ser Satoshi Nakamoto, apesar de ter negado anteriormente as suspeitas de que estaria por trás da Bitcoin. “Eu era a maior parte disso, mas outras pessoas me ajudaram”, disse.


“Preferia não ter de fazê-lo. Quero trabalhar. Quero continuar fazendo o que quero fazer. Não quero dinheiro. Não quero fama. Não quero adoração. Quero apenas que me deixem em paz”, afirmou o cientista da computação.

Estima-se cerca de 15,5 milhões de Bitcoins estejam em circulação. Cada unidade corresponde a US$ 449. A cibermoeda opera sem uma autoridade central ou suporte governamental, tendo atraído o interesse de bancos, especuladores e criminosos.

Em dezembro de 2015, após Wright ser identificado pela revista Wired e pelo portal de internet Gizmodo como o verdadeiro Nakamoto, as autoridades tributárias australianas realizaram buscas em sua casa, apreendendo documentos e computadores. Ele diz que está cooperando com as autoridades e que seus advogados negociam o valor das multas que ele deverá pagar. (Com agências internacionais)

apoio_04