Oposição representará no Conselho de Ética contra Waldir Maranhão, diz presidente do PPS

roberto_freire_1002

Deputado federal pelo PPS de São Paulo e presidente nacional da legenda, Roberto Freire informou que o partido, juntamente com o PSDB e o Democratas, protocolará nesta, nesta segunda-feira (9), representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), nesta segunda-feira (9).

Segundo Freire, os partidos alegarão que Waldir Maranhão, em decisão tomada na manhã desta segunda-feira, “desrespeitou uma decisão soberana do plenário e, sem nenhum amparo regimental, anulou a votação em que mais de dois terços dos parlamentares votaram a favor do impeachment”.

“Essa decisão é uma completa estultice antirregimental”, afirmou o presidente do PPS, que considera ter havido “gravíssimo atentado ao decoro parlamentar” por parte do presidente interino.

“Num ato de vontade insensato, o deputado tornou sem efeito uma votação soberana da Câmara, o que atenta claramente contra o decoro”, declarou Roberto Freire.


Para Freire, esse desrespeito deve ser “punido exemplarmente”, sendo o Conselho de Ética o foro adequado para que essa questão seja definida o quanto antes. O presidente do PPS lembrou que o processo de impeachment está amparado na Constituição e no rito definido pelo Supremo Tribunal Federal.

“Ele (Maranhão) não pode, por uma vontade pessoal, desmoralizar a Câmara cassando uma decisão da ampla maioria de seus membros”, observou Freire.

A decisão de Maranhão transforma-se em uma espécie de tiro pela culatra no momento em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mantém a leitura da decisão tomada pela Comissão Especial do Impeachment, que na última semana decidiu, por 15 votos a favor e 5 contra, pela admissibilidade do processo de impedimento de Dilma Rousseff.

Ademais, o Supremo Tribunal Federal deverá reunir-se extraordinariamente, ainda nesta segunda, para decidir sobre a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, que, com sua decisão, pode ter decretado o fim de sua carreira política.

apoio_04