Barack Obama fará visita histórica a Hiroshima

hiroshima_1001

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma visita histórica a Hiroshima no final de maio, informou a Casa Branca nesta terça-feira (10). Obama será o primeiro presidente estadunidense a visitar o Parque Memorial da Paz de Hiroshima, dedicado às dezenas de milhares de vítimas da bomba atômica lançada pelos EUA na cidade japonesa durante a 2ª Guerra Mundial.

A visita de Obama ao Japão fará parte da sua décima viagem à Ásia, entre 21 e 28 de maio, que também inclui uma passagem pelo Vietnã e a reunião do G7 na cidade japonesa de Ise-Shima. Em Hiroshima, ele será acompanhado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Segundo comunicado da Casa Branca, a visita vai destacar o “compromisso continuado” de Obama de “buscar a paz e a segurança em um mundo sem armas nucleares”. Um pedido oficial de desculpas não está previsto.


“Ele não vai revisitar a decisão de se usar uma bomba atômica no fim da Segunda Guerra. Pelo contrário, ele vai oferecer uma visão focada no nosso futuro compartilhado”, afirmou o assessor adjunto de Segurança Nacional dos EUA, Ben Rhodes.

O ataque a Hiroshima em 6 de agosto de 1945 deixou um total de 140 mil mortos. O lançamento de outra bomba na cidade portuária de Nagasaki, três dias depois, fez outras 74 mil vítimas.

“Essa visita vai oferecer a oportunidade de honrar a memória de todos os inocentes que foram perdidos durante a guerra”, destacou Rhodes. (Com agências internacionais)

apoio_04