Após declarações polêmicas, mordomo de Trump é investigado por insultar e ameaçar Obama

anthony_senecal_1001

Um antigo e fiel mordomo de Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, chamou a atenção do serviço secreto norte-americano após publicar insultos e ameaças a Barack Obama em seu perfil no Facebook.

Anthony Senecal, de 74 anos, publicou uma série de frases ofensivas ao presidente americano, que chama de “fraude queniana”, e defendeu que o Exército o enforque por traição. No mais, afirmou que poderiam contar com ele para acabar com o democrata: “Até meu último suspiro vou ajudar a livrar a América desse governo infestado pela escória”. Em uma das postagens, o mordomo comentou que não fala por Trump: “Essa é a minha opinião, apenas!”, ressaltou.

O mordomo, polêmico como seu chefe, trabalhou para o bilionário por três décadas em sua propriedade no clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida. Em março, em entrevista ao jornal “The New York Times”, Senecal disse conhecer Trump melhor do que ninguém, inclusive seu padrão de sono, preferências culinárias e como melhorar seu humor.

De acordo com o jornal “The Guardian”, quando ele tentou se aposentar em 2009, o republicano o considerou insubstituível e o manteve como “historiador não-oficial” na propriedade. Apesar disso, a porta-voz de campanha de Trump, Hope Hicks, disse que o Senecal já não trabalha para o bilionário há alguns anos.


Na quinta-feira (12), o serviço secreto dos EUA declarou que está “ciente da questão e vai conduzir uma investigação apropriada”. Rotineiramente, essas investigações envolvem um interrogatório da pessoa suspeita de ter feito ameaças a algum presidente ou outra autoridade.

Outros posts do mordomo, que foram revelados pela revista americana “Mother Jones”, se dirigiam a personalidades e políticos, como a pré-candidata democrata Hillary Clinton, chamada por ele de “Killery Clinton” (algo como “Clinton assassina”).

Em 2015, o ex-mordomo ainda afirmou que membros do Comitê Nacional do Partido Republicano, que não apoiaram Trump no início da campanha, também deveriam ser enforcados e que a cantora Beyoncé poderia ser presa por “incentivar o terrorismo”.

Algumas postagens foram divulgadas em modo público, outras apenas compartilhadas com seus amigos, mas o mordomo confirmou a autoria de todas para a “Mother Jones” e disse que acredita no que escreveu.

Em comunicado, a porta-voz de Trump disse que ele e sua equipe repudiam completamente os comentários direcionados a Obama e sua família.

apoio_04