Moody’s: Jogos Olímpicos não terão impacto sobre a grave crise brasileira

rio2016_1003

A agência de classificação de risco Moody’s afirmou nesta segunda-feira (16) que os Jogos Olímpicos deixarão um legado de melhorias na infraestrutura do Rio de Janeiro, mas dificilmente alterarão o cenário de recessão econômica no Brasil.

Os Jogos Olímpicos geraram cerca de R$ 25 bilhões em investimentos em infraestrutura na região metropolitana do Rio, quase alcançando o montante gasto com a Copa do Mundo, em 12 cidades-sede do país, aponta a Moody’s em relatório.

Quanto aos investimentos mais importantes realizados na capital fluminense, a Moody’s destacou o investimento na área de transporte urbano. Barbara Mattos, vice-presidente da Moody’s, lembrou que a linha quatro do metrô, que vai ligar a parte sul da cidade ao parque olímpico na Barra da Tijuca, e o projeto de um novo trem rápido, o VLT, ajudarão a revitalizar a área central da cidade.

No entanto, a agência avalia que o impacto dos Jogos será mínimo para a maioria das empresas neles envolvidas, beneficiadas no curto prazo com aumentos nas vendas e marketing durantes os jogos.


A Moody’s apontou que o governo espera que ao menos 350 mil pessoas visitem o Rio durante os Jogos Olímpicos, em agosto, e os Jogos Paralímpicos, em setembro. Assim como em relação infraestrutura, os efeitos positivos do turismo serão de curto prazo para os cofres públicos, diz a agência.

Para os bancos, “os empréstimos feitos para financiar projetos olímpicos terão um impacto limitado, já que os empréstimos totais para financiar obras de infraestrutura e a cidade olímpica constituem apenas uma pequena fração dos empréstimos pendentes”, destaca a nota.

Em fevereiro deste ano, a Moody’s rebaixou a avaliação do crédito soberano do Brasil para abaixo do nível de investimento, na prática retirando o selo de bom pagador do país. (Com agências internacionais)

apoio_04