WhatsApp começa a liberar videochamadas

whatsapp_1003

O WhatsAPP começou a liberar videochamadas em seu aplicativo. A novidade ainda está em fase de testes com poucos usuários, um pouco mais de um ano depois de lançar o recurso que permite ligações via internet.

Segundo o “FoneArena”, que obteve acesso ao novo recurso, o usuário passará a ter duas opções quando selecionar o ícone de telefone dentro de uma conversa com um amigo: realizar uma chamada de voz ou vídeo.

Vale destacar que o recurso ainda não tem data oficial de estreia. A empresa não se pronunciou sobre as videochamadas, porém, recentemente, tornou as mensagens em textos, todos os anexos e também as chamadas de voz codificadas (criptografia ponta a ponta). Isto é, somente os smartphones das pessoas envolvidas na conversa podem ver os dados enviados.

O WhatsApp informa que não armazena informações dos usuários do seu aplicativo. As teleconferências podem contar com o mesmo recurso de segurança.


A versão Beta 2.16.80 é a que continha o recurso de chamada em vídeo, mas ele foi desabilitado sem qualquer aviso depois de algum tempo pelo WhatsApp. Quem deu sorte de ser um dos escolhidos tirou capturas da tela, revelando a interface e os botões coloridos característicos do app.

Os testes parecem estar em fase avançada, apesar de não ser possível confirmar se o recurso chegará ou não à versão final e para o consumidor. Além disso, é possível que o Android receba com antecedência as chamadas em vídeo, já que o teste só foi identificado no sistema operacional da Google.

No campo das videochamadas, a empresa terá concorrentes como o Skype, o Viber e o imo, fora o Messenger, que, como pertence ao Facebook, não se trata exatamente de um serviço concorrente – o Facebook comprou o WhatsApp em 2014.

apoio_04