OMS alerta que Europa deve sofrer surto de Zika nos próximos meses

zika_virus_1003

Nesta quarta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para um potencial surto do Zika vírus na Europa durante os próximos meses – período em que a região registra o fim da primavera e o início do verão.

O risco em todo o continente foi classificado pela OMS entre baixo e moderado. Contudo, localidades onde há circulação do mosquito Aedes aegypti, como a Ilha da Madeira, em Portugal, e a costa Nordeste do Mar Negro, têm mais chance de registrar surtos – lugares com risco moderado ou alto.

“A OMS pede que países europeus, sobretudo os que têm alta e moderada probabilidade de registrar transmissão local do Zika vírus, sigam as recomendações para prevenir ou conter rapidamente um surto da doença”, destacou a OMS por meio de nota.



As recomendações para países com risco moderado ou alto de surtos de Zika incluem:

– Fortalecer atividades de controle do vetor para prevenir a introdução e a propagação de mosquitos;

– Capacitar profissionais de saúde para detectar precocemente a transmissão local do vírus e reportar os primeiros casos e complicações em até 24 horas após o diagnóstico;

– Garantir ferramentas para testar pacientes para a doença ou protocolos para envio de amostras de sangue ao exterior;

– Estimular a população a reduzir focos do mosquito;

– Permitir que pessoas em situação de risco, sobretudo grávidas, se protejam contra a infecção, incluindo proteção contra a transmissão do vírus por via sexual;

– Mitigar os efeitos do Zika e suas complicações.

“Todos os outros países devem focar em adotar estratégias de controle do vetor de acordo com a possibilidade de transmissão local do vírus, detectando casos importados do Zika precocemente e providenciando orientação médica a viajantes que se dirigem ou que vêm de países afetados, inclusive sobre a transmissão sexual do vírus”, concluiu a OMS.

apoio_04