Detido na Ucrânia planejava ataque na Eurocopa

eurocopa2016_1002

O cidadão francês detido em maio na fronteira da Ucrânia com a Polônia, com um arsenal escondido em seu carro, planejava uma série de atentados durante a Eurocopa, que começa nesta sexta-feira (6) na França.

Segundo informou nesta segunda-feira o chefe do serviço de inteligência da Ucrânia (SBU), Vasily Gritsak, o homem, cujo nome não foi divulgado, pretendia realizar 15 ataques durante a Eurocopa.

Entre os alvos planejados estariam pontes e outras infraestruturas de estradas, um escritório de arrecadação de impostos, uma mesquita e uma sinagoga, além de áreas públicas que serão utilizadas durante o torneio.


O SBU disse ter deixado que o homem comprasse metralhadoras, lança-granadas e outros armamentos, além de 125 quilos de TNT, antes de detê-lo. Ele teria motivações de extrema direita e nacionalistas, e teria viajado à Ucrânia sob o pretexto de tomar parte no conflito separatista no leste do país.

“O francês expressou oposição quanto ao fato de seu governo permitir a imigração na França, além da disseminação do islã”, diz um comunicado do SBU.

A possibilidade de um ataque terrorista durante a Eurocopa é uma das maiores preocupações do governo francês, que lida com greves nos setores de transportes e energia. Durante o torneio, 90 mil membros das forças de segurança estarão de prontidão.

apoio_04