Na abertura da Assembleia-Geral da OEA, John Kerry pede à Venezuela que liberte presos políticos

john_kerry_1003

Secretário de Estado norte-americano, John Kerry pediu à Venezuela que liberte os presos políticos daquele país, respeite a liberdade de expressão e alivie a escassez de comida que está afetando principalmente a população mais pobre.

O secretário falou na abertura da 46ª Assembleia-Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), em Santo Domingo, onde declarou que é “profundamente preocupante a situação na Venezuela”.

O discurso, no primeiro dia a Assembleia, já dá o tom das discussões que devem pautar o encontro anual da OEA na República Dominicana.

Entre terça e quarta-feira (14 e 15), os ministros das Relações Exteriores e representantes dos 34 países-membros da OEA (todos do continente americano, menos Cuba) debaterão a crise da Venezuela e a grave situação financeira da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).


A atual assembleia-geral da OEA é uma das que mais expectativas despertou nos últimos anos pelo fato de o secretário-geral do órgão, Luis Almagro, ter dado um passo sem precedentes duas semanas antes, ao pedir a aplicação da Carta Democrática à Venezuela.

O debate colocou todos os olhares sobre a OEA, que no dia 23 de julho discutirá, em sua sede de Washington, se dá sequência ao processo de invocação da Carta, o que poderia levar a sanções diplomáticas e, em último caso, à suspensão da Venezuela do órgão.

Na última semana, os países da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), liderados pela Venezuela, anunciaram que aproveitarão a assembleia-geral para expressar sua rejeição frontal à aplicação da Carta Democrática a Caracas.

Outro tema em pauta é a CIDH, órgão autônomo de direitos humanos da OEA, que vive a pior crise financeira de sua história e terá que demitir 40% de seus funcionários, cerca de trinta pessoas, em julho e suspender os trabalhos essenciais se não receber até amanhã os US$ 2 milhões (cerca de R$ 7,5 milhões) necessários para cumprir suas atividades até o fim de 2016.

apoio_04