Pesquisa indica vitória do voto pró-UE; levantamento é o 4º que aponta derrota do Brexit

brexit_1003

Uma nova pesquisa, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (23), indica vitória do voto favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE). O estudo foi realizado pelo Instituto Populus e projeta 55% dos votos válidos a favor do bloco e 45% de apoio à saída do bloco europeu. Essa é a quarta pesquisa do dia que sinaliza derrota do Brexit.

O Instituto entrevistou 4,7 mil pessoas pela internet entre os dias 21 e 22 de junho. O levantamento sinaliza vantagem de 10 pontos porcentuais para o voto favorável à permanência na UE. Entre as quatro novas pesquisas conhecidas até agora, essa foi a maior vantagem do eleitorado pró-Europa.

Anteriormente haviam sido divulgadas três pesquisas. O levantamento ComRes, realizado para o jornal “Daily Mail” e a emissora ITV, mostra vitória do grupo pró-UE com 54% contra 46%. No levantamento feito pelo instituto YouGov para o jornal “The Times”, os números sinalizam cenário mais apertado, com 51% dos votos válidos para a permanência no bloco europeu e 49% para a saída. A terceira pesquisa foi feita pela Ipsos Mori, com vitória de 52% do grupo pró-Europa contra 48%.


Campanha acirrada

A campanha pela permanência do país do bloco, liderada pelo primeiro-ministro David Cameron, apontou o caos econômico que o Brexit poderia gerar, reflexo da perda do acesso ao livre-comércio com a UE. Por outro lado, o grupo favorável à saída do bloco destacou os problemas gerados pela imigração, alegando que a União Europeia pode não conseguir controlar esse fluxo, o que levaria muitos estrangeiros para o Reino Unido.

Com a disputa apertada, as campanhas tentaram na quarta-feira (22) atrair os cerca de 10% dos 46,5 milhões de eleitores que ainda estavam indecisos e, provavelmente, decidirão o referendo, como noticiou o UCHO.INFO.

“Vá e vote pela permanência para um Reino Unido maior e melhor dentro da União Europeia reformada”, disse Cameron na véspera da eleição. Já o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, maior defensor do Brexit, ressaltou aos eleitores que essa será a última chance de sair do bloco.

Uma das últimas pesquisas, antes do início da votação, mostrou a liderança da permanência do Reino Unido na UE, com 48% das intenções de voto. A diferença para o Brexit, porém, era pequena. Cerca de 42% dos britânicos declararam que votarão pela saída do bloco.

As urnas foram abertas às 7h (horário local) desta quinta-feira e os 382 locais de votação serão fechados às 22h (17 horas de Brasília). A expectativa é que as primeiras prévias sejam divulgadas uma hora e meia depois. (Com agências internacionais)

apoio_04