Copa América: após saída de Messi, Mascherano e Higuaín podem deixar a seleção argentina

(Julio Cortez - Associated Press)
(Julio Cortez – Associated Press)

Os argentinos ainda experimentam o gosto amargo da derrota para o Chile na final da Copa América Centenário, partida realizada no MetLife Stadium, em New Jersey (EUA), mas há pelo menos dois problemas extras para serem administrados na seleção da terra do tango.

Depois de perder um pênalti, Lionel Messi, do FC Barcelona e melhor jogador do planeta, anunciou que sua carreira na seleção argentina estava encerrada. Inconformado com a péssima cobrança na decisão por pênaltis – a partido terminou sem gols no tempo normal e na prorrogação – Messi foi consolado por jogadores e integrantes da equipe técnica comandada por Tata Martino, chegou às lágrimas e pouca importância deu à medalha de segundo colocado no certame, mas jogou a toalha.

“É um momento duro para analisar. A primeira coisa que vem na minha mente é o que está acontecendo. Para mim, se acabou a seleção. Foram quatro finais. Tentei o máximo, era o que mais desejava (ser campeão pela Argentina). É o que sinto agora, o que penso. É uma tristeza muito grande. Me tocou demais errar o pênalti”, afirmou o atacante.

“É pelo bem de todos, por mim e por todo mundo. Muitos desejam isso. Não se conformam em chegar à final (e não vencer), e tampouco nós jogadores. Perdemos mais uma nos pênaltis. Minha cobrança me deixa muito bravo porque (se o convertesse) faria muita diferença. Tenho muita tristeza”, completou o camisa 10.


Mas Lionel Messi não é o único que decidiu deixar a seleção argentina depois do fiasco em New Jersey. Após o anúncio de Messi, o atacante Sergio Agüero disse que pelo menos dois outros jogadores devem deixar a equipe: Javier Mascherano e Gonzalo Higuaín.

Quando Lionel Messi perdeu o pênalti, o placar estava empatado, pois o goleiro argentino havia defendido a cobrança do chileno Arturo Vidal. Contudo, o desânimo de Messi logo em seguida contagiou a equipe, que foi para as cobranças restantes com o emocional abalado.

De acordo com Agüero, o camisa 10 estava extremamente abalado no vestiário. “Lamentavelmente, quem estava pior era Leo. Nunca o vi tão triste no vestiário. Ele fez tudo que pôde para ajudar a seleção”, declarou o atacante argentino. “Você não quer pensar nisso, mas às vezes algumas coisas acontecem e isso fica na sua cabeça. Depois, é difícil de tirar”, emendou.

É a terceira final consecutiva que Messi perde com a Argentina. Em 2014, na Copa do Mundo realizada no Brasil, foi vice-campeão, após ser derrotado pela forte seleção da Alemanha. No ano passado, perdeu a decisão da Copa América para o Chile, também nos pênaltis. Há 23 anos a Argentina não vence um título há 23 anos, sendo que a última vez que conquistou uma Copa do Mundo foi em 1986.

apoio_04