Indústria britânica dá sinais de recuo após referendo que decidiu pelo Brexit

reino_unido_1003

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia já provoca impacto na indústria do país, muito maior do o inicialmente imaginado. Tal situação torna mais provável a adoção de medidas econômicas extraordinárias pelo Banco de Inglaterra, ainda nesta semana.

Em julho, o índice de intenções de compra por parte da indústria, elaborado pela Markit Economics – um dos mais utilizados para medir com antecedência o ritmo de atividade no setor –, registrou a maior queda dos últimos três anos, passando de 52,4 pontos em junho para 48,2 pontos. Trata-se da primeira vez, desde o início de 2013, que o indicador ficou abaixo dos 50 pontos, o que significa a entrada da economia britânica em fase de contração.

Os resultados de julho do Markit Economics, os primeiros a considerarem os efeitos do referendo que decidiu pelo “Brexit”, ficaram também abaixo da primeira estimativa que tinha sido apresentada e apontava para um índice de 49,1 pontos.


O índice reforça a tese de que a autoridade monetária britânica poderá adotar novas medidas na sua reunião agendada para a próxima quinta-feira (4).

Em julho, as autoridades do Banco de Inglaterra optaram por manter a taxa de juro de referência em 0,5%, valor mínimo histórico. No entanto, deram sinais de que uma nova redução da taxa é possível na reunião de agosto, assim que forem conhecidas as novas previsões do banco para o crescimento econômico e para a inflação.

Na zona euro, os dados referentes à atividade na indústria também não foram positivos em julho. Segundo a Markit Economics, o índice caiu de 52,8 pontos em junho para 52 pontos em Julho. A próxima reunião do Banco Central Europeu está agendada para o dia 8 de setembro. (Com informações do Público)

apoio_04