Tite convoca a seleção; na lista há sete campeões olímpicos e três estranhas novidades

tite_1001

Quando trocou o Sport Clube Corinthians Paulista pela seleção brasileira, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, deu ao torcedor verde-louro uma dose de esperança em relação ao futebol nacional, mas a convocação deste segunda-feira (22) mostrou que a CBF continua a mesma de sempre.

Dois meses após chegar à seleção, sem que sua saída do Corinthians tenha sido explicada de forma convincente, Tite não empolgou ao anunciar a lista de convocados para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da América do Sul. Entre os convocados, algumas novidades: o lateral Fagner (Corinthians), o atacante Taison (Shakhtar, da Ucrânia) e o meio-campista Rafael Carioca (Atlético-MG), além dos retornos do lateral Marcelo (Real Madrid) e do meio-campista Paulinho (Guangzhou Evergrande, da China).

Tite fará sua estreia pela seleção brasileira no dia 1º de setembro contra o Equador, em Quito, partida em que a equipe equatoriana é considerada favorita. Isso porque a seleção do Equador está bem entrosada e há o fator da altitude contra a equipe do brasil. A primeira partida do treinador em casa será no dia 6 de setembro, diante da Colômbia, em Manaus.

Na relação também há sete campeões olímpicos, que conquistaram a medalha de ouro sob comando do Rogério Micale na Rio-2016: o goleiro Weverton, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o meio-campista Renato Augusto e os atacantes Gabriel Jesus, Gabriel Gabigol e Neymar. Considerando que Weverton teve desempenho médio na Rio-2016, Gabigol não mostrou seu futebol na competição e Gabriel Jesus jogou muito abaixo da expectativa, a convocação de Tite é no mínimo estranha. E se fosse anunciada pelo ex-técnico Duga, por certo seria alvo de críticas.

Dos convocados, oito atuam no Brasil. Tite afirmou que eles levaram vantagem neste momento pelo fato de estarem em atividade. Na Europa, que estava no período de férias, as competições começaram no último final de semana.

A seleção brasileira entrará em campo pressionado por uma posição incômoda nas Eliminatórias. Com nove pontos, o país é o sexto colocado, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Rússia de 2018 (avançam os quatro primeiros e o quinto disputará a repescagem).

A situação fez Tite destacar que o momento é de priorizar a classificação para a Copa do Mundo, e não de reformular o elenco. “Tem jogadores fora em função de problema clínico [não citou quais]. Eu não vou ficar lamentando situações. Essa convocação é para esses dois jogos, é preciso ser justo neste momento. Não estamos nos classificando para a Copa (no momento)”, destacou. Sem citar, um deles é o zagueiro Thiago Silva, do PSG, da França.

Desta forma, em relação à lista original – sem os cortes posteriores – apresentada por Dunga para a Copa América, a última antes de sua saída, são 12 jogadores remanescentes na lista de Tite, sendo que os zagueiros e os meio-campistas ofensivos são praticamente os mesmos. Vale lembrar que Neymar ficou fora para jogar a Olimpíada. São eles: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil, Marquinhos, Rodrigo Caio, Casemiro, Renato Augusto, Coutinho, Lucas Lima, Willian e Gabigol.

Ainda chama a atenção a convocação de Paulinho, seu homem de confiança no Corinthians campeão da Libertadores e Mundial em 2012, que agora joga na China. “A carreira dele fala por si só. Ele é campeão da Copa das Confederações, foi acompanhado in loco e por esses fatores foi chamado”. Gil, Fagner e Renato Augusto também foram treinados por Tite no Corinthians.


Confira abaixo a lista completa dos convocados:

Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:
Miranda (Internazionale-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:
Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Giuliano (Zenit-RUS)
Willian (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)

Atacantes:
Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

apoio_04