Terremoto atinge a região central da Itália, deixa mortos e foi sentido em Roma e no Vaticano

(Filippo Monteforte - France Presse - Getty Images)
(Filippo Monteforte – France Presse – Getty Images)

Um forte terremoto, de magnitude 6,2 graus na escala Richter, atingiu a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) – horário local -, próximo de Perugia (a menos de 200 km de Roma), de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra abalos sísmicos em todo o planeta.

Segundo informações da imprensa italiana, o terremoto matou um casal de idosos em Pescara del Tronto, após o desabamento de uma casa. A emissora italiana RAI noticiou 6 vítimas fatais, sem mencionar o local.

Autoridades italianas informaram que os danos mais graves foram registrados nas cidades de Amatrice, Accumoli e Norcia, todas com população pequena. Nicola Alemanno, prefeito de Norcia, disse que “os danos são numerosos”.

Já o prefeito da cidade de Accumoli afirmou não descarta a possibilidade de forte abalo ter feito vítimas fatais na cidade. “Quatro pessoas estão sob escombros e não mostram sinal de vida. São dois pais e dois filhos”, informou o prefeito Stefano Petrucci.


Com epicentro a dez quilômetros de profundidade – o que é considerando próximo da superfície, e a 76 quilômetros a sudeste de Perugia, o tremor foi registrado às 3h36 (horário local) e sentido por 20 segundos em Roma, capital italiana, e no Vaticano. Minutos após, um segundo terremoto, de magnitude 4,6 graus, atingiu a cidade de Rieti, na mesma região.

O tremor principal teve uma réplica, de magnitude 3,9 graus, às 3h41, perto de Norcia, na província de Perugia, com epicentro a 7 km de profundidade. Há informações sobre outras réplicas do abalo principal em cidades da região.

Em Amatrice, na província de Rieti, o prefeito da cidade, Sergio Perozzi, afirmou que “metade da cidade” de 2 mil habitantes sofreu fortes danos materiais e está em ruínas. “A metade da cidade já não existe, as pessoas estão sob os escombros”, lamentou Pirozzi, a uma emissora de televisão a cabo.

Um porta-voz do primeiro-ministro Matteo Renzi afirmou que o governo italiano monitora a situação, mas ainda não deu mais informações sobre a sequência de terremotos.

apoio_04