Morre Gene Wilder, o eterno Willy Wonka de “A fantástica fábrica de chocolate”

gene_wilder_1001

O ator americano Gene Wilder, que interpretou o famoso personagem Willy Wonka em “A fantástica fábrica de chocolate” (1971), morreu nesta segunda-feira (29), aos 83 anos, após complicações relacionadas à doença de Alzheimer, com a qual convivia nos últimos três anos.

O sobrinho do ator, Jordan Walker-Pearlman, informou sobre a morte do tio à imprensa. “É com uma tristeza indescritível, mas com gratidão espiritual pela vida vivida, que eu comunico a morte do marido, pai e artista universal Gene Wilder, em sua casa em Stamford, Connecticut”, diz a nota.

De acordo com Walker-Pearlman, a doença vinha sendo mantida em segredo “não por vaidade”, mas para que “as inúmeras crianças que lhe sorriam ou gritavam ‘ali vai Willy Wonka!” não fossem expostas a tal doença”. “Ele não podia tolerar a ideia de um sorriso a menos no mundo”, afirmou o sobrinho.

Wilder nasceu em 1933 na cidade de Milwaukee, sob o nome de Jerome Silberman e em uma família de imigrantes russos. Ele começou sua carreira nos anos 60 como intérprete na Broadway.

Sua estreia no cinema chegaria com um pequeno papel no filme “Bonnie e Clyde – Uma rajada de balas” (1967), dirigido por Arthur Penn e protagonizado por Warren Beatty e Faye Dunaway.


Ainda em 1967, deu início a uma intensa colaboração com o diretor e ator Mel Brooks ao estrelar a comédia “Primavera para Hitler”. Em 1974, atuou em “Banzé no oeste”, também dirigido por Brooks, e obteve grande popularidade com “O jovem Frankenstein”, do qual também foi roteirista.

Wilder também tentou a sorte atrás das câmeras, estreando como diretor em “O irmão mais esperto de Sherlock Holmes” (1975), seguido de “O maior amante do mundo” (1977), “Amantes sensuais” (1980), “A dama de vermelho” (1984) e “Lua-de-mel” assombrada (1986).

O ator foi casado quatro vezes. Em 1982, uniu-se à atriz Gilda Radner, com quem dividiu cenas em “A dama de vermelho”. Ela morreu de câncer de ovário em 1989, aos 42 anos, e, em 1993, Wilder abriu um centro de apoio para pacientes com câncer e seus familiares, chamado Gilda’s Club, em sua homenagem. A atual esposa do ator era Karen Boyer, com quem vivia desde 1991.

Mel Brooks, em mensagem publicada no Twitter, lamentou a morte do amigo. “Gene Wilder, um dos verdadeiros grandes talentos do nosso tempo. Ele abençoou todos os filmes que fizemos com sua magia e me abençoou com a sua amizade”, declarou o cineasta. (Com agências internacionais)

apoio_04