PF indicia Lula por corrupção em contratos do sobrinho com a Odebrecht em Angola

lula_1047

Definitivamente o momento atual não é dos melhores para Luiz Inácio da Silva, o dramaturgo do Petrolão. Ainda atordoado por causa dos resultados das eleições municipais, que impôs histórica sova ao Partido dos Trabalhadores, Lula foi surpreendido nesta quarta-feira (5) com a decisão da Polícia Federal de indiciá-lo por corrupção.

Segundo as investigações, o petista teria beneficiado o sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos, através da Odebrecht, em contratos em Angola. A PF também indiciou, por corrupção e lavagem de dinheiro, Taiguara e o presidente afastado da empreiteira, Marcelo Odebrecht.

Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como “Lambari”, amigo de Lula desde a juventude e irmão da primeira mulher do ex-metalúrgico, já falecida.

O favorecimento a Taiguara aconteceu à sombra de um contrato milionário conseguido pela Odebrecht para ampliar e modernizar a hidrelétrica de Cambambe, em Angola. A empresa do sobrinho do ex-presidente no rastro de um contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 3,5 milhões (valor de 2012), entre a sua empresa, a Exergia, e a empreiteira baiana.

O acerto entre a Odebrecht e a Exergia aconteceu no mesmo ano em que a empreiteira conseguiu junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um daqueles gordos e inexplicáveis financiamentos viabilizar o projeto nas paragens angolanas.


É importante lembrar que Angola é uma das grandes pedras no caminho de Lula que as autoridades ainda não vasculharam como se deve. Quando isso acontecer, a máscara petista cairá de vez, sem direito a retorno.

Encantado com a mágica empresarial de que tornou-se protagonista, Taiguara não se fez de rogado e postou em uma rede social fotos das obras da hidrelétrica angolana, com direito à seguinte legenda: “E tome água! Vamos gerar energia!”.

Questionada sobe essa bisonha parceria, a Odebrecht recusou-se a revelar o valor do contrato com a Exergia Brasil, que vigorou em 2012 e 2013, mas informou por meio de nota que o mesmo segue “padrões rigorosos de contratação de fornecedores, levando em conta sua capacidade técnica, financeira e de execução”.

Contudo, é difícil acreditar que um microempresário que fechava varandas de apartamentos praianos é provido de competência para participar de obra tão complexa, quanto a da hidrelétrica de Cambambe.

Ao longo das investigações, Taiguara Rodrigues dos Santos, certa feita, foi conduzido de forma coercitiva pela Polícia Federal para prestar declarações. Se o sobrinho revelou o que sabe, o “titio poderoso” há de desesperar ainda mais. O cerco fecha-se contra Lula, que, agora mais acanhado, continua posando como vítima de perseguição.

apoio_04