Lava-Jato: denúncia de corrupção e organização criminosa piora a situação de Lula

lula_1039

Alegando ser vítima de perseguição, Luiz Inácio da Silva, o dramaturgo do Petrolão, vê o cerco se fechar com o passar dos dias. Não bastassem as muitas frentes de investigação em que é alvo, Lula agora foi denunciado por receber propina da empreiteira Odebrecht.

Nesta segunda-feira (10), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça nova denúncia contra Lula, o empresário Marcelo Odebrecht, presidente afastado do grupo empresarial baiano, e outras nove pessoas. O petista é acusado de organização criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência e organização criminosa.

outubro_rosa_1002

Além da denúncia desta segunda, Lula é réu em dois processos e alvo de dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), todos relacionados à Operação Lava-Jato, que em março de 2014 desmontou o maior esquema de corrupção de que se tem notícia.

De acordo com a denúncia, Lula atuou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos do governo federal em favor da Odebrecht, que conseguiu empréstimos camaradas para executar obras em Angola. Como contrapartida, segundo os investigadores e confirmando as suspeitas, a empreiteira teria destinado à quadrilha R$ 30 milhões (valor atualizado).

A participação de Lula no esquema para beneficiar a Odebrecht se deu em dois momentos, conforme a denúncia. A primeira, entre 2008 e 2010, quando ainda estava presidente da República e praticou corrupção passiva. A segunda, entre 2011 e 2015, já sem mandato, quando teria incorrido no crime de tráfico de influência.


Como se fosse pouco, o MPF pede a condenação do petista por organização criminosa e lavagem de dinheiro, crime que, segundo os investigadores, foi cometido 44 vezes.

Ainda de acordo com o MPF, um exemplo tácito de lavagem de dinheiro no esquema envolve a empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula e que também foi denunciado.

A denúncia refere-se às investigações da Operação Janus, que apura irregularidades no financiamento do BNDEs para obras da Odebrecht em Angola. Na última quarta-feira (5), Lula já havia sido indiciado pela Polícia Federal no âmbito da Janus.

apoio_04